Assine nossa
newsletter

Dia Mundial do Doador de Sangue: Guia completo

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

No dia 14 de junho, celebramos o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre a relevância desse gesto solidário e incentivar a doação voluntária de sangue. 

Levando isso em consideração, reunimos todas as informações importantes sobre a doação de sangue neste guia completo. Dê uma olhada!

Campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue 2023

Aproveitando o momento do Dia Mundial do Doador de Sangue, convidamos você a participar da campanha deste ano, cujo lema é “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”. Essa iniciativa está em consonância com o Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue. 

Por que doar?

A doação de sangue desempenha um papel fundamental na saúde pública e pode salvar vidas. O sangue doado é utilizado em transfusões para pacientes com doenças graves, em cirurgias, tratamentos de câncer e emergências médicas. Ao doar sangue, você está oferecendo esperança e contribuindo diretamente para ajudar aqueles que necessitam.

Quem pode doar?

Segundo o Ministério da Saúde, os critérios básicos para doação de sangue são:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, serão aceitos documentos digitais com foto
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Estar alimentado: Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Onde doar sangue no Brasil?

No Brasil, as doações de sangue são realizadas por meio dos hemocentros, que são responsáveis pela coleta, processamento, testagem e distribuição do sangue doado. Para encontrar o hemocentro mais próximo de você, clique aqui e obtenha informações detalhadas sobre cada unidade. 

Dúvidas frequentes sobre a doação de sangue

Se você ainda tem dúvidas sobre como se tornar um doador de sangue, como é o processo de doação ou outras questões relacionadas, consulte o FAQ do Ministério da Saúde, clicando aqui e confira respostas para perguntas frequentes e informações adicionais sobre a doação de sangue.

O que achou do conteúdo? Encontre mais materiais inéditos no blog do Colab. Se preferir, comece por aqui:

  • Tik Tok: 3 lições sobre cidadania: Considerado uma das maiores plataformas de entretenimento do mundo, o Tiktok também pode ser utilizado para construir uma sociedade mais justa e equitativa. Leia mais!
  • Atitudes individuais que ajudam a combater o desmatamento na Amazônia: Sabia que se cada um mudar pequenas ações e hábitos, temos o poder de juntos salvarmos a Amazônia? Leia mais!
  • Dia do Orgulho LGBTQIAP+: A celebração continua sendo um símbolo de luta e transformações para a comunidade LGBTQIAP+, confira neste artigo a história por trás desta data. Leia mais!

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente