Assine nossa
newsletter

Dia Mundial do Habitat: Como cuidamos de nossas cidades?

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Você já ouviu falar sobre o Dia Mundial do Habitat?

Pois é, mesmo não sendo tão conhecido quanto muitos feriados e datas comemorativas de nosso calendário, o Dia Mundial do Habitat já é comemorado há décadas pelo mundo inteiro.

Neste artigo falaremos um pouco sobre essa data e como ela começou.

Como o Dia Mundial do Habitat começou?

Desde outubro de 1986, na primeira segunda-feira do mês de outubro é comemorado o Dia Mundial do Habitat e a ideia começou com a ONU.

Habitat é o nosso refúgio, o lugar onde vivemos e no qual temos acesso aos elementos essenciais para nossa sobrevivência, como a água, ar e alimento. Porém, com o crescimento desenfreado das cidades, parte da população ficou sem acesso aos habitats.

O objetivo é que nesse dia possamos refletir sobre o estado de nossas cidades, o acesso à moradia adequada e como cuidamos de nossas cidades para as gerações futuras. E essas reflexões são extremamente necessárias.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 5 milhões de moradias irregulares. Ou seja, são 5 milhões de casas em favelas, invasões, grotas, comunidades, vilas, loteamentos irregulares e afins que não tem acesso a serviços públicos essenciais, como o saneamento básico e eletricidade. Quase um quinto dessas moradias estão localizadas nos Estados do Norte do Brasil.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente