Assine nossa
newsletter

Dia Nacional da Inovação: Brasil lidera ranking na América Latina

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Aprovada há mais de uma década pelo Congresso Nacional, a data destinada para celebrar o Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, foi uma proposta idealizada com o objetivo de incentivar o crescimento da inovação em recursos tecnológicos, científicos e intelectuais. 

Inspirada pela grande conquista na mesma data, em 1901, por Alberto dos Santos Dumont após ter realizado – com sucesso – o primeiro voo com dirigível ao redor da Torre Eiffel, a comemoração se oficializou em 14 de janeiro de 2010 através da Lei 12.193.

Atualmente, o Brasil está na 57º posição no Índice Global de Inovação (IGI) dentre os 132 países que compõem o ranking e este ano subiu cinco posições em relação a 2020, liderando dentre os países da América Latina. De acordo com a Agência Brasil, as principais deficiências apontadas no ranking são: formação bruta de capital, facilidade para abrir uma empresa, facilidade para obtenção de crédito e taxa tarifária aplicada. 

O IGI é considerado um dos principais instrumentos para aqueles que procuram formular novas políticas públicas, buscam conhecimento sobre inovação no mundo e lideram equipes empresariais, pois o índice disponibiliza métricas mundiais que geram dados comparativos com o desempenho de cada país.

A reflexão feita após essa análise de dados é que os maiores avanços do Brasil em relação aos dados de 2020 se deram nos indicadores de crescimento da produtividade no trabalho e de gastos com software.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente