Fundamental para o crescimento de um país, a educação no Brasil tem se desenvolvido e alcançado outros patamares nos últimos tempos.
Além das práticas que foram necessárias devido à quarentena, como aulas à distância e homeschooling, outros métodos educacionais revolucionários também estão sendo introduzidos no dia a dia dos estudantes, principalmente no que se refere à primeira infância – entre 0 e 6 anos.
Neste artigo, destacaremos os principais métodos e inovações na educação que estão em ascensão nos últimos anos.
Infraestrutura escolar
O velho aparato escolar lousa-giz-caderno-livro não são as únicas – nem as principais – ferramentas utilizadas em sala de aula.
Brinquedos, filmes, músicas, peças de teatro, seminários, culinária, hortas e muitas outras atividades são inseridas no dia a dia dos pequenos, incentivando-os a descobrir novas formas de aprender e de se conhecer.
Currículo e horários
Os horários de aulas e o currículo escolar não são engessados e podem ser escolhidos de acordo com o interesse dos alunos.
Idade e gênero não são fatores que influenciam, apenas os interesses são determinantes para a divisão dos grupos.
Gamificação
Jogos educativos também têm sido inseridos na rotina escolar. Os alunos aprendem brincando e se sentem mais estimulados a estudar, já que a gamificação é uma forma lúdica e diferenciada, totalmente adversa ao que as formas de ensino tradicionais oferecem.