A escolha de um candidato ou candidata para representar os indivíduos nos espaços de representação política é algo muito importante, pois é esta escolha que pode mudar a vida desse indivíduo representado e de toda a sociedade.
Mas será que todos os eleitores conhecem o caminho do seu voto e como eles podem eleger ou não o seu candidato? E se o candidato escolhido não for eleito, então os seus votos são perdidos ou vão para outro candidato?
Entender todas essas questões e as regras eleitorais é muito importante para se escolher um candidato, para que no final das contas o seu voto não acabe indo para alguém que você não deseja de forma alguma.
É muito comum que os partidos não sejam levados em consideração no momento de escolha de um candidato, e ao invés disso a figura do indivíduo acabe tendo mais peso na escolha dos eleitores. Mas será que isso é algo prudente de se fazer ou será que os partidos dos candidatos também deveriam ser levados em consideração no momento dessa escolha?
A resposta para esta questão é de que nas disputas eleitorais legislativas, ou seja, nas disputas para os cargos de deputados estaduais e federal (que acontecem neste ano) e para vereador (daqui dois anos), a escolha dos partidos dos candidatos importa tanto quanto a escolha do candidato em si.
Isso se deve ao fato de que os votos dos eleitores vão primeiro para o partido do candidato em que ele votou, e na medida em que este partido vai obtendo uma quantidade suficiente de votos para eleger um candidato, os candidatos mais votados do partido vão sendo eleitos.
Quociente eleitoral
O quociente eleitoral é o número que determina a quantidade de votos que um partido precisa obter para eleger um candidato.
O seu valor é obtido a partir da divisão da quantidade de votos válidos (exclui brancos e nulos) pela quantidade de cadeiras em disputa.
Assim, se supostamente há 100 mil votos válidos e 10 cadeiras em disputa, então o quociente eleitoral é de 10 mil (100 mil votos / 10 cadeiras = 10 mil), o que significa que um partido precisa de 10 mil votos para eleger um deputado. Caso este partido possua 20 mil votos então ele elegerá dois deputados, e assim sucessivamente.