Você seria capaz de trabalhar sozinho(a) dentro de uma secretária pública e fazer com que ela funcione corretamente, atendendo às demandas da população?
Se você exercitou sua mente e imaginou o cenário proposto no parágrafo anterior, deve ter notado o quão necessárias as pessoas são para o setor público. Sem elas não há atendimento, planejamento ou alguém que execute as ações para resolver as demandas da população.
Será que você sabe como trabalhar a gestão de pessoas?
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas, ou administração de recursos humanos, é um conceito que une diversas habilidades e técnicas para administrar e otimizar o uso do recurso mais importante em qualquer organização: as pessoas.Dentro do setor público existem muitos órgãos que ainda não se atentaram a necessidade de trabalhar esse conceito.
Por exemplo, muitas vezes, os servidores públicos exercem funções repetitivas e deixam de ver sentido no trabalho que realizam.
Quando bem executada, a gestão de pessoas resolve essas insatisfações através de ações que desenvolvam os funcionários, os engajem de acordo com o propósito da organização e aumente a produtividade. Durante muito tempo as pessoas foram esquecidas, está na hora de torná-las o foco da organização.
“A grande mudança que a gente pode trazer nesses últimos tempos na gestão pública, ao contrário do que era feito no passado, é o foco em pessoas. A gente sabe que a prefeitura é naturalmente uma estrutura burocrática onde os processos são muito importantes, onde os documentos que são gerados são muito importantes, mas a gente percebe que a grande mudança de gestão que a gente pode implementar na gestão pública hoje em dia é a questão do foco nas pessoas porque por trás dos sistemas, dos processos, dos documentos que existem, a gente está falando de pessoas.”
Pedro Seno (Secretário de Planejamento de Santo André)