Assine nossa
newsletter

Gestão de Projetos: Como fazer?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Ser um gestor de projetos não é simples. Entre planejar, monitorar e controlar os projetos que estão sendo executados, o responsável precisa estabelecer a governança e estar preparado para replanejar, se necessário.

No cenário público, esse termo está ganhando força e por isso vamos falar neste artigo sobre gestão de projetos e como fazer com sucesso.

Mas, o que é um projeto?

Antes de nos aprofundarmos no tema, é importante alinharmos o que é um projeto. Se pesquisarmos no dicionário, o significado desta palavra é:

  1. Desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano.
  2. Descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.

Mas, dentro do contexto de uma organização, essa palavra tem um significado diferente. Aqui vamos considerar o do Guia PMBOK, que é referência no mundo todo sobre projetos.

Segundo eles:

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

Logo, entendemos que projeto é temporário e nos ajuda a alcançar uma meta. 

Dentro da gestão de projetos, precisamos que o projeto esteja bem nítido. Afinal, cabe ao gestor de projetos medir os riscos para diminuí-los, definir os responsáveis e até quem serão os beneficiados. Aqui entram as informações sobre o que está sendo feito.

Como fazer a gestão de projetos?

É importante que seja eleito alguém para o cargo de gerente de projetos, essa função é de liderança e as grandes decisões que afetam o projeto serão centralizadas nessa figura. Após definir quem é “a pessoa da vez”, pode-se iniciar o planejamento com:

Cronograma bem definido

Como disse o escritor, diretor e co-fundador da American Telecast Corporation, Steven K. Scott:

Uma visão é uma meta precisa, claramente definida, com um plano detalhado e um cronograma para atingir essa meta.”

O gerente de projetos precisa investir tempo na montagem do cronograma. Assim, será possível acompanhar os entregáveis, os custos e até a produtividade em cada etapa de execução daquele projeto.

É mais fácil organizar as tarefas e visualizar como o orçamento está sendo utilizado com “blocos” que reúnem cada fase do que olhando para o todo.

Também é comum que a organização peça pelo projeto o mais rápido possível, mas é vital lembrar que prazos realistas são muito importantes para transmitir credibilidade e evitar que a equipe fique sobrecarregada.

Considere isso na montagem de seu cronograma para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente