Assine nossa
newsletter

Gestão de Resultados: Como Construir uma Cidade de Impacto

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Como podemos construir uma cidade de impacto?

Esse é o desafio que muitos gestores públicos encontram quando ao assumir os seus cargos. Para alcançar essa meta são necessárias duas coisas: conhecer a cidade e trabalhar a gestão de resultados.

O que é Gestão de Resultados?

O termo gestão de resultados – conhecido em inglês como Management by Objectives ou Management by Results –, surgiu na obra “The Pratice of Management” de Peter Drucker e é um modelo de administração conhecido pelo foco em resultados.

A palavra-chave para o modelo criado por Drucker é resultados. Por isso, seu principal diferencial do modelo de gestão tradicional é priorizar os resultados antes dos processos e metodologias.

Outras características da gestão de resultado são enxergar as responsabilidades como de todos, independente das funções que desempenham, e integrar as unidades de negócios para que contribuam em suas tarefas, estimulando a interação entre setores e a colaboração.

Impactando a Cidade

Após arrumar a sua organização aplicando o modelo de gestão de resultados, chega a hora de trabalhar na construção de uma cidade de impacto. Para isso, você precisa conhecer sua cidade e as necessidades da população.

O Crescimento da Cidade

O cenário ideal para a população seria ter fácil acesso a comércio, trabalho e lazer na cidade, mas isso nem sempre é o que acontece.

As cidades estão crescendo cada vez mais de maneira horizontal, deixando as partes residenciais nas margens e as oportunidades de trabalho, comércio, lazer e afins no centro.Com isso, a população se torna dependente do transporte público e uso de carros particulares para se locomover diariamente.

Com as residências longe do centro, aumentam a demanda por transporte público de qualidade, o número de carros nas ruas o que pode causar congestionamentos e o tempo que o cidadão leva para chegar ao trabalho ou faculdade.

Esses problemas todos atrapalham a vida do cidadão e a rotina da cidade, prejudicando até mesmo o meio ambiente. Por isso, uma das etapas para ter uma cidade de impacto é estar atento ao crescimento dela.

A Colaboração das Pessoas

Quanto maior a cidade, mais difícil é para o setor público acompanhar todas as necessidades da população e se planejar para atendê-las de forma eficiente.

Entretanto, não podemos esquecer que a construção de uma cidade de impacto não depende apenas do setor público e as pessoas também podem ajudar nessa missão.

Através das consultas públicas o poder público pode criar políticas validadas pela opinião da população, mas para ser eficiente a comunicação entre o setor público e o cidadão deve ser uma via de mão dupla. Ou seja, a população precisa ter voz.

Algumas prefeituras estão investindo em novos canais de comunicação com a população, como o uso do aplicativo Colab que oferece para a população um canal de comunicação menos burocrático.

Usando o celular, qualquer cidadão pode divulgar fotos e denunciar problemas em seu bairro ou comunidade, como estacionamentos ilegais, problemas nas vias e depredação de patrimônio público.

As denúncias são encaminhadas para os setores responsáveis, ajudando a prefeitura a conhecer as necessidades reais daquele local.

O aplicativo permite que a prefeitura crie enquetes e envie para saber a opinião dos moradores sobre mudanças, por exemplo, a criação de ciclovias ou a as atrações de algum evento público na região.Trabalhar a cultura de participação é só o primeiro passo para construir uma cidade que impacte positivamente seus habitantes.

Gosta de aprender sobre gestão pública? Então continue navegando pelo blog, temos muitos artigos incríveis para te ensinar mais sobre o tema.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente