Você que acompanha o Colab já deve ter visto os artigos sobre a gestão efetiva, os seus principais desafios, dicas de como deixar ela mais efetiva, os eixos de transições e a base de sua metodologia com a teoria do triângulo da gestão pública colaborativa.
Resumidamente, precisamos de uma combinação de fatores que estão dentro de cada uma dessas ações citadas acima para que possamos ter um desempenho efetivo dos gestores e governantes.
E se tem uma palavra que pode ser um sinônimo de efetividade é a tecnologia. A inteligência digital é uma habilidade que chegou para unir ações e facilitar a vida dos gestores e cidadãos.
Podemos perceber, neste ano difícil, a verdadeira urgência em transformar serviços burocráticos e presenciais em transações digitais. Uma delas foi o Auxílio Emergencial que o governo fez de forma totalmente online, via aplicativo, para as pessoas se cadastrarem e retirarem nos bancos o recurso financeiro oferecido à população diante da crise do Covid-19.
Além desse serviço, estão em destaque no site do governo federal a solicitação do seguro desemprego, a carteira de trabalho digital, a carteira de motorista digital e mais outros 4 mil serviços federais já cadastrados.