O que é o triângulo da gestão pública?
Neste artigo vamos resumir esse conteúdo, mas se você quiser conferir na integra e de graça pode acessar o site da Gestão Pública do Amanhã e se cadastrar.
Conhecendo o Triângulo da Gestão Pública
Os pilares do nosso triângulo são:
Gestão e Serviços Eficientes
Esse pilar é para garantir que qualquer projeto na gestão pública seja bem implementado, trazendo metodologias da gestão privada, como a gestão de pessoas, para ser mais eficiente.
Esse pilar também faz uso dos dados para validar suas decisões, afinal…“
Uma coisa é querer trabalhar melhor, outra é trabalhar melhor se baseando em dados.”
– Gustavo Maia, fundador do Colab.
Participação Popular
O cidadão se sente melhor quando participa das melhorias da cidade, quanto mais cidadãos participarem mais engajamento na criação de uma cultura de participação haverá.
Através da cultura de participação, a prefeitura ganha novos braços tendo a ajuda do povo para fiscalizar a qualidade dos serviços públicos oferecidos, responder a consultas públicas e planos participativos como decidir o que será ou não privatizado na cidade.
Engajamento para as Cidades
Trazer o cidadão para perto da gestão usando de forma correta a comunicação pública, a comunicação com o cidadão e a comunicação institucional.
Para engajar os cidadãos a contribuírem com a cidade é importante mostrar como suas observações são importantes para trazer melhorias e dar feedbacks sobre cada situação.
Todas as ações citadas neste artigo possuem aplicação prática e já foram utilizadas por prefeituras pelo país. Se você quiser saber mais sobre esse tema, assista a nossa websérie Gestão Pública do Amanhã, nos 3 episódios disponibilizados de forma gratuita abordamos diversos temas relacionados a gestão pública e a transição para o novo modelo dela. Disponíveis apenas até o dia 17 de março.