Assine nossa
newsletter

GovTech: O que é?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Provavelmente você está cansado(a) de ouvir falar sobre como a tecnologia está mudando a nossa rotina, mas já ouviu falar sobre como ela também está impactando dentro dos governos?

Assim como as Fintechs estão trazendo novidades que revolucionam o mercado financeiro e as Edutechs buscam revolucionar a educação através da tecnologia, as Govtechs são uma evolução das startups para atender aos governos.

As Govtechs trazem soluções inovações com tecnologias disruptivas para atender às demandas de diversos departamentos do governo, beneficiando assim os servidores públicos e a população.

Como as Govtechs surgiram?

As Govtechs são o resultado da aplicação de tecnologia para sanar necessidades do setor público em diversos níveis. Como principais características essas empresas fornecem serviços que utilizam ferramentas digitais, conhecimento de servidores públicos engajados para ajudar a população e análise da Big Data para futuras soluções.

Os clientes das Govtechs são os governos, que podem se beneficiar dos serviços dessas startups para a implementação de políticas públicas, engajamento da população, divulgação de informações, canais alternativos de contato entre muitas outras coisas.

Como qualquer startup, as Govtechs podem atuar em diversas frentes dentro de seu nicho e seguem o modelo enxuto para acelerar seu crescimento, sendo pioneiras quando o assunto é tecnologia.

A Revolução Govtech

Em 2018 o site Public.io divulgou o relatório The European 150 – The startups driving Europe’s GovTech, no qual foram listadas as 150 startups europeias que estavam revolucionando os governos com tecnologia.Alguns serviços fornecidos pelas Govtechs da lista eram plataformas que ofereciam troca de informações entre servidores públicos do mundo inteiro, novos canais de emergências que recebem mensagens de voz e imagens, plataformas para que os cidadãos possam fazer agendamento para usar serviços públicos e até sistemas que monitoram em tempo real o que acontece nas rodovias.

No Brasil, o Colab é uma das Govtechs que mais se destaca no mercado. Através do aplicativo, o cidadão pode enviar denúncias sobre problemas em sua região (como calçadas esburacadas, falta de iluminação nas vias públicas, problemas com a coleta de lixo entre outros), com fotos, descrição da ocorrência e o endereço de onde está diretamente para a prefeitura, que as repassa para os funcionários públicos responsáveis por resolver.

O aplicativo também permite que as prefeituras enviem consultas públicas e pesquisas de opinião para os cidadãos, o que contribui para a coleta de dados e validação de decisões.

Todo o trabalho do Colab, assim como das outras startups de GovTech, busca facilitar e agilizar a vida do cidadão e do setor público.

Gosta de aprender sobre governança e gestão pública? Então se prepare para conhecer o LINK – Gestão Pública Colaborativa, um curso oferecido pelo Colab que traz exemplos práticos sobre a tecnologia no setor público e adoção de práticas inovadoras na área.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo