Assine nossa
newsletter

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

13.03.2024
Autor: Colab
governo

Atuar no serviço público é uma missão nobre, marcada pelo potencial de transformação que comove a vida de milhares de pessoas diariamente. Aliás, a escolha por essa profissão pelos profissionais, por muitas vezes, está relacionada justamente a isso: o desejo de causar impactos positivos na comunidade. 

Contudo, esse comprometimento vai além das boas intenções e requer uma administração eficiente, capaz de medir e aprimorar constantemente suas ações. Por aqui, vamos destacar a importância dos indicadores de performance na gestão pública, destacando os elementos essenciais nesse cenário. Descubra quais são!

Principais indicadores de performance da gestão pública

O setor público é extremamente abrangente e focado em projetos que focam no interesse de toda a sociedade. No entanto, há indicadores fundamentais para basear a gestão. São eles:

  • Qualidade

A qualidade na gestão pública está totalmente relacionada à excelência dos serviços oferecidos e à satisfação da pessoa. Medir o padrão vai além de métricas frias; é necessário captar a percepção da população sobre os serviços prestados. 

Além disso, ouvir a comunidade é fundamental para alinhar as ações da gestão às reais necessidades, garantindo uma tomada de decisão precisa e inclusiva. Assim, entendendo tudo isso, pode-se destacar que a qualidade é um indicador subjetivo, mas essencial para o sucesso de qualquer gestão pública.

  • Eficiência

Ao contrário do simples volume de demandas, a eficiência foca na solução efetiva de problemas. Afinal, não basta oferecer um grande número de atendimentos se poucos forem resolvidos. 

O verdadeiro medidor de efetividade está na capacidade da gestão em definir o que considera “resolução” e implementar ações que analisem todas as possibilidades de resposta satisfatória antes de encaminhar uma demanda para outra repartição.

O Colab é ideal para auxiliar na condução da sua gestão

Para gestores públicos que estão em busca de aprimoramento, o Colab é a ferramenta ideal para realizar a aproximação entre cidadãos e gestão, permitindo uma comunicação mais efetiva e transparente.

Afinal, por meio da ferramenta, é possível coletar feedbacks da população em tempo real, fundamental para a avaliação da qualidade dos serviços prestados. Além disso, a plataforma contribui para a eficiência ao agilizar processos internos e facilitar a análise de dados.

No que diz respeito ao engajamento, o Colab tem algumas áreas gamificadas. Logo que o cidadão se cadastra, encontra alguns “selos”, os quais vão sendo coletados conforme realiza determinadas ações. Por exemplo, baixou o app, apoiou uma publicação, completou o perfil, etc, assim vai acumulando essas “recompensas”.

Cada ação realizada no aplicativo também vale pontos que podem ser convertidos em doações reais para alguma causa social. Acesse o site e saiba mais sobre como melhorar a sua gestão.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo