Você já parou para pensar que Informação é energia e que quanto mais qualidade ela tiver e mais rápido ela circular entre indivíduos, melhor será o resultado para o ambiente em que atuam, vivem, convivem e trocam experiências?
A qualidade da informação, já dizia o jornalismo, vai depender da fonte. Informação é energia e quanto mais diverso cada pedaço dela for (o dado, este pedacinho de informação) mais acertadas serão as ações e as decisões orientadas por elas.
No caso do Colab, acreditamos que essa fonte são os dados gerados por milhares de cidadãos diariamente dentro do app. Seja por meio de publicações no módulo de Zeladoria Colaborativa ou pelas respostas em consultas digitais para tomada de decisão ou avaliação de políticas e/ou equipamentos públicos. É nisso que acreditamos e foi essa a motivação para construir o Programa de Gestão Colaborativa, do qual fazem parte milhares de servidores ao redor do Brasil!
Em tempos de recursos escassos e demandas infinitas, é preciso investir bem o que se tem em mãos. Não poderia ser diferente com o dado, este recurso natural que sempre esteve aí, mas que só de uns tempos pra cá, graças à evolução das tecnologias, tornou-se viável de ser coletado, armazenado, analisado e transformado em informação/energia em larga escala. E é essa energia que tem cada vez mais sido transformada em ação e políticas públicas por diversos gestores e servidores públicos no mundo inteiro.