Assine nossa
newsletter

Inovação e Criatividade na Gestão Pública

30.11.2023
Autor: Colab
governo

A inovação e a criatividade caminham juntas há bastante tempo, citando o professor Silvio Meira: “A inovação é a criatividade emitindo nota fiscal”. Ou seja, é impossível ter inovação sem criatividade, e vice-versa.

Não é à toa que a criatividade está entre as dez habilidades do profissional do futuro segundo a ONU, sendo procurada e valorizada pelas grandes empresas.

Contudo, a inovação e a criatividade não trazem valor só valor econômico para a empresa, às vezes as pequenas mudanças criativas na organização podem trazer mais valor para os servidores e consumidores e isso faz diferença.

Neste artigo iremos falar sobre a inovação e a criatividade na gestão pública e como elas estão ajudando pessoas em todo o país.

Gestão Pública e a Inovação

O cidadão geralmente enxerga o setor público como um ambiente burocrático e atrasado, dentro do qual uma solução simples pode exigir horas de espera.

Houve uma época em que as coisas eram assim, mas, como toda organização, o setor público se atualizou e a gestão pública começou a procurar alternativas para melhorar o relacionamento da prefeitura com o cidadão e facilitar a vida de ambos.

Inovação e Criatividade: Detran-SP

Quem vive nas grandes metrópoles sabe como a correria pode atrapalhar na hora de lembrar das coisas mais simples, por isso um lembrete é sempre bem-vindo.

Desde 2013 o Detran de São Paulo envia SMS avisando sobre o vencimento das carteiras de habilitação dos motoristas do estado. O SMS contém a data do vencimento da habilitação e orientações para que os motoristas possam renova-la.

As mensagens são enviadas com até um mês de antecedência da data de vencimento da CNH, dando aos motoristas quase 60 dias para a renovação.

Essa medida facilita para o motorista que consegue mais tempo para renovar seu documento e aproxima o órgão da população.

Digitalização de Processos

Luis Felipe Salin Monteiro, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo federal, anunciou durante um evento em São Paulo na última terça-feira (12) que nos próximos 24 meses o país contará com mil novos serviços 100% digitalizados.

“Nós queremos, uma economia dinâmica fortemente baseada em dados”, afirmou Monteiro que também salientou sobre o atraso do Brasil em comparação a outros países nos processos de digitalização.Com a digitalização a abertura de empresas, por exemplo, poderá ser feita toda de maneira online levando menos de duas horas.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente