A inovação e a criatividade caminham juntas há bastante tempo, citando o professor Silvio Meira: “A inovação é a criatividade emitindo nota fiscal”. Ou seja, é impossível ter inovação sem criatividade, e vice-versa.
Não é à toa que a criatividade está entre as dez habilidades do profissional do futuro segundo a ONU, sendo procurada e valorizada pelas grandes empresas.
Contudo, a inovação e a criatividade não trazem valor só valor econômico para a empresa, às vezes as pequenas mudanças criativas na organização podem trazer mais valor para os servidores e consumidores e isso faz diferença.
Neste artigo iremos falar sobre a inovação e a criatividade na gestão pública e como elas estão ajudando pessoas em todo o país.
Gestão Pública e a Inovação
O cidadão geralmente enxerga o setor público como um ambiente burocrático e atrasado, dentro do qual uma solução simples pode exigir horas de espera.
Houve uma época em que as coisas eram assim, mas, como toda organização, o setor público se atualizou e a gestão pública começou a procurar alternativas para melhorar o relacionamento da prefeitura com o cidadão e facilitar a vida de ambos.
Inovação e Criatividade: Detran-SP
Quem vive nas grandes metrópoles sabe como a correria pode atrapalhar na hora de lembrar das coisas mais simples, por isso um lembrete é sempre bem-vindo.
Desde 2013 o Detran de São Paulo envia SMS avisando sobre o vencimento das carteiras de habilitação dos motoristas do estado. O SMS contém a data do vencimento da habilitação e orientações para que os motoristas possam renova-la.
As mensagens são enviadas com até um mês de antecedência da data de vencimento da CNH, dando aos motoristas quase 60 dias para a renovação.
Essa medida facilita para o motorista que consegue mais tempo para renovar seu documento e aproxima o órgão da população.
Digitalização de Processos
Luis Felipe Salin Monteiro, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo federal, anunciou durante um evento em São Paulo na última terça-feira (12) que nos próximos 24 meses o país contará com mil novos serviços 100% digitalizados.
“Nós queremos, uma economia dinâmica fortemente baseada em dados”, afirmou Monteiro que também salientou sobre o atraso do Brasil em comparação a outros países nos processos de digitalização.Com a digitalização a abertura de empresas, por exemplo, poderá ser feita toda de maneira online levando menos de duas horas.