Assine nossa
newsletter

Inovação em Governos: Olhares Diferentes

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Como as mudanças começam?

É difícil perceber quando uma mudança começa, mas nessa era de inovações rápidas, mudanças acontecem toda hora e transformam, por exemplo, a forma como consumimos entretenimento, realizamos compras e gastamos.

Em um mundo de mudanças tão rápidas e tecnológicas a pergunta que não quer calar é: os governos estão acompanhando essas inovações como é o processo de inovação em governos?

Neste artigo iremos falar sobre os olhares diferentes que trazem novidades para a gestão pública e vamos mostrar que é possível inovar na gestão pública usando um recurso que qualquer governo tem.

O Primeiro Passo

Como qualquer outra área, o setor público está sujeito a atividades repetitivas que se tornam rotina para os servidores e “limitam” suas ideias ao que já foi feito e soluções que estão dentro do padrão.

Por isso o primeiro passo para inovar é estar aberto(a) às mudanças e saber quando e como aceitá-las.

Pode parecer complicado, mas quando você se abre para aceitar as mudanças percebe que elas já estão ao seu redor e encontra possíveis soluções para os problemas que lida no trabalho.

Como disse Jack Welch, um dos maiores autor de diversos livros sobre negócios como “O MBA da Vida Real”:

“Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva a todos os níveis. Esse processo nunca para.”

Abrir a mente é um processo que começa quando você pesquisa exemplos em outros lugares e estudar mais sobre a área em que está.

Inovação baseada em dados

Talvez esse seja o ativo mais precioso e abundante que o setor público possui: dados.

Dados sobre a escolaridade da população, distribuição por bairro, avaliação do transporte e por aí vai, são os dados que norteiam onde a solução será aplicada e a validam.

Por exemplo: se uma cidade precisa de melhorias para a mobilidade urbana, a prefeitura pode usar os dados coletados pelo setor responsável pelos transportes para entender quais vias os habitantes mais utilizam, em quais horários, para onde vão e etc.

Usando o histórico dos caminhos que os moradores seguem diariamente, é possível trabalhar em ações que os tornem melhores, mais rápidos e alternativas caso aconteçam acidentes e outros imprevistos.

Usar a análise de dados para validar decisões e pesquisar melhorias é algo comum no setor privado, mas muitas vezes não é priorizado no setor público, que lida com um volume gigante de informações sem ter mão de obra o suficiente para interpretá-las e transformá-las em inteligência.

Quer inovar no setor público? Os dados são os seus melhores amigos, basta encará-los sob um novo olhar. 😉

Se você trabalha direta ou indiretamente com gestão pública e quer aprender mais sobre o assunto, aproveite para conhecer a nossa websérie gratuita Inovação em Governos que fala sobre como a tecnologia pode auxiliar a gestão a pública a ser cada vez mais eficiente e melhor.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente