Os novos conceitos e a ideia de mundo digital foram realçados após o período de Pandemia, com os avanços de digitalização de processos em relação ao Governo Federal, e se tornaram objeto de destaque no Ranking GovTech Maturity Index 2020, feito pelo Banco Mundial, o qual avaliou a transformação digital do serviço público em 198 países e classificou o Brasil como 7º líder em Governo Digital.
Porém, será que essa era de inovação e tecnologia é acessível para todas as formas de governo? Será que os movimentos de digitalização que ocorrem no Brasil servem para solucionar problemas estruturantes, como desigualdade no acesso de informações e desnível de maturidade digital dos mais de 5.570 entes federativos municipais, ou, em última instância, será que a digitalização federal alcança o cidadão por meio da acessibilidade de direitos?
Nos próximos parágrafos, assim como nos próximos textos, o objetivo não é responder tais questionamentos, mas traçar um contorno para essa temática e levantar considerações em torno de suas discussões.