Assine nossa
newsletter

IPTU: Descubra o que é e como é utilizado!

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo cobrado de todos os proprietários de imóveis em área urbana, como, por exemplo, casas, apartamentos, salas comerciais e demais tipos de propriedades em região urbanizada.

Ponto importante: o valor cobrado de IPTU varia conforme avaliação do imóvel.

Cobrado pelas prefeituras, o pagamento do IPTU é obrigatório e pode ser pago à vista no início do ano ou parcelado ao longo do ano.

Em caso de inadimplência, haverá a cobrança de multa e a prefeitura da cidade poderá executar os bens do proprietário e, até mesmo, promover o leilão do imóvel para o pagamento da dívida.

Quem precisa pagar o IPTU? 

O pagamento do IPTU é responsabilidade do proprietário do imóvel. Caso você seja dono de mais de um imóvel, terá de pagar mais de um imposto.

Mesmo quando não há construção no local, ainda sim é obrigatório o pagamento de um imposto, neste caso, o Imposto Territorial Urbano (ITU).

Em contrapartida, quem reside em área rural precisa pagar o Imposto Territorial Rural (ITR).

Como consultar o IPTU? 

O documento costuma ser enviado pelos Correios em muitas cidades, no entanto, através do site da prefeitura da sua cidade é possível consultar débitos e emitir a 2ª via do IPTU.

Para isso, é preciso ter o número do IPTU (também conhecido como inscrição municipal) em mãos. Caso você não se recorde do número, procure em um carnê dos anos anteriores.

Como o IPTU é utilizado?

Tendo em vista que o IPTU é um imposto cobrado pelo município no qual o imóvel ou terreno está localizado, todo o dinheiro arrecadado com o tributo fica neste respectivo município. A partir disso, é responsabilidade da prefeitura administrar o valor arrecadado.

Em um primeiro momento, a quantia fica retida nos cofres da prefeitura, mas pode ser investida  na melhoria do local onde a propriedade está situada como, por exemplo, oportunizando uma infraestrutura, educação e segurança de qualidade, além de obras por toda a cidade.

Agora que você sabe mais sobre o IPTU e como este valor é utilizado, confira mais conteúdos inéditos para cidadãos no blog do Colab e, lembre-se, a mudança começa por você!

Se preferir, comece por estas indicações:

  • A quem pagamos os nossos impostos e para quê? Você sabe para onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos e as formas pelas quais pagamos? Leia mais!
  • ICMS Educacional: do Ceará para o Brasil: Você sabe o que é o ICMS educacional? O Ceará figura como case de sucesso educacional no Brasil e parte disso se deve à política do ICMS educacional. Leia mais!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo