Assine nossa
newsletter

Mãe programadora

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Quando eu era criança, meu pai era programador e minha mãe dona de casa. Eu dizia que jamais seria programadora, porque isso me faria viver trabalhando e não teria tempo pros meus filhos.

E olha só, pai, quem diria (além de você) que eu me tornaria mãe e programadora?!

Muitas coisas do cenário de trabalho mudaram de lá pra cá, tanto o trabalho remoto, que vinha crescendo aos poucos e deu um boom durante a pandemia, quanto a entrada (aos poucos) das mulheres na tecnologia.

Durante toda minha vida, a programação esteve presente nos assuntos de família, nas pessoas próximas, e demorou pra que eu me sentisse apta “cognitivamente“ para ser programadora. Sim, é muito louco descrever isso agora,  mas houve sempre uma sombra que me rodeava dizendo de que eu não conseguiria dar conta de uma profissão “intelectual a esse nível”, por mais inteligente que eu me sentisse.

Conforme os véus da nossa ignorância vão caindo, entendemos que não existe uma tendência masculina à lógica ou capacidade cognitiva superior sexista, muito pelo contrário, ambos os sexos e gêneros possuem características de criação e cultura que podem ser aproveitadas em todas as profissões. Além disso, compreendemos o principal: “Você trabalhará bem em tudo que se dedicar“. Nesse momento, as portas se abrem dentro da gente e nossa jornada começa.

E pra qualquer pessoa que decidiu entrar na área, é sabido que tem que levar a sério os estudos e a busca de prática. Atualmente tenho 4 anos de carreira como dev e dois maravilhosos filhos: Surya, de 11 anos, e Zion, de 1 ano.

Quando tive a Surya, tinha 19 anos, morava na periferia de Porto Alegre e tive que largar o terceiro ano do ensino médio porque estava com um barrigão que não suportava a caminhada até a escola e não tinha dinheiro para passagem de ônibus.

Já na gravidez do Zion, eu tinha 29, e apesar de já estar planejando ele há 3 anos, eu realmente não esperava que ele viria no início de uma pandemia, quarentena, uma vida de muito stress morando em São Paulo e mudanças na minha vida profissional.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo