Assine nossa
newsletter

Mapa da Simplicidade: Como abrir empresas de maneira simples

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Administrar uma empresa não é um processo simples. No Brasil, um dos primeiros desafios que os empreendedores precisam encarar é a burocracia.

A média de tempo necessário para abrir uma empresa no Brasil é de 62 dias, de acordo com a pesquisa Cidades Empreendedoras 2017. Para se ter noção, em países como o Canadá e a Nova Zelândia esse processo pode ser feito em até 36 horas. Se em outros países é necessário pouco menos de dois dias para abrir uma empresa, por que o empreendedor brasileiro precisa esperar dois meses?

A resposta pelo menos é simples e está no primeiro parágrafo desse texto: a burocracia. Por sorte estão surgindo iniciativas que querem simplificar os processos e facilitar a vida dos empreendedores, o Mapa da Simplificação é uma delas.

O Mapa da Simplicidade

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos, desde os anos 2000 ela atua no Brasil para disseminar a transformação dos empreendedores. A organização é conhecida pelo seu trabalho na criação de políticas públicas que facilitem a vida de quem quer empreender e servidores públicos.

Atualmente o processo de abertura de empresas possui muitas etapas – que nem sempre estão claras para os empreendedores e servidores envolvidos –, além de necessitar de muitos documentos e das respostas dos órgãos públicos.

O Mapa da Simplificação é uma iniciativa que pretende diminuir a burocracia na abertura de empresas no Brasil, para isso a proposta é simples: capacitar o servidor público.

Se o processo de abertura causa dúvidas e dores de cabeça, o melhor é simplificá-lo para que os servidores e empreendedores o entendam.

Lançado no dia 1 de agosto, o Mapa da Simplificação mostra o passo a passo para o redesenho do processo de abertura de empresas e traz exemplos, nacionais e internacionais, de simplificação. Esse material foi validado por mais de quarenta especialistas e burocratas experientes no processo de desburocratização e está disponível gratuitamente pela internet para que todos os servidores do Brasil possam ter acesso.

Dados publicados no relatório Doing Business 2019 mostram que nas economias onde os servidores são treinados, são gastos em média 12 dias a menos para incorporar um negócio.Além do Mapa da Simplificação, a Endeavor também lançou parceria com a Escola nacional de Administração Pública (ENAP) para criar um curso a distância sobre a desburocratização do processo de abertura de empresas.

Com iniciativas como essa, a gestão pública se torna mais simples sem deixar de servir ao cidadão.  

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente