Assine nossa
newsletter

Mesquita e Santo André: Dois exemplos na resolução de demandas do Colab

30.11.2023
Autor: Colab
governo

O Colab está presente em diversas prefeituras espalhadas por todas as regiões do país, oferecendo ferramentas e metodologias para auxiliar e aproximar a gestão pública da população.

Convidamos o Eduardo Nascimento, coordenador de planejamento e inovação e líder do programa de gestão colaborativa da prefeitura de Mesquita (RJ) e o Renato Garcia, atual diretor do Departamento de Atendimento ao Cidadão de Santo André (SP) para falar sobre suas experiências com o Colab e os segredos por trás das altas taxas de resolução de demandas nas prefeituras onde atuam.

A maior taxa de resolução do Colab

A prefeitura de Mesquita utiliza o Colab desde 2018 como principal plataforma de relacionamento com os cidadãos e possui um índice altíssimo de atendimento às solicitações dos munícipes: 92% das demandas postadas na plataforma são resolvidas mensalmente.

Para Eduardo Nascimento, o sucesso no uso do aplicativo se deve à equipe.

“Hoje temos uma equipe estratégica que acompanha todas as operações e todos os atendimentos. Conseguimos engajar todas as secretarias em cima do Colab, tornando-o uma ponte única de entrada de solicitação de demanda. O que também temos hoje, além dos cidadãos entendendo a plataforma e a usando, são os próprios funcionários que veem uma situação na rua e colocam no Colab e isso entra já na lista de prioridades e é resolvido.”

O segredo de uma alta taxa de resolução

Já Renato Garcia da Prefeitura de Santo André, que utiliza o aplicativo desde 2018 e tem a taxa de resolução mensal de 71%, destaca que “o segredo para manter um alto índice de atendimentos, passa por um desafio constante, isto é, construir uma Estrutura de Governança Administrativa para uma gestão estratégica, tática e operacional, e ainda monitorar e descobrir onde estão os pontos negativos e mapeá-los, seja através de reuniões com os TRC (Time de Relacionamento com o Cidadão), seja através da Gestão com os Servidores/Colaboradores e na recepção e direcionamento das solicitações dos usuários dos serviços públicos.  Com a Gestão Pública Colaborativa, implantamos de forma significativa e ágil, a estrutura de Governança, o engajamento e participação do Cidadão, através de ações inovadoras, metas e indicadores de medição, para a obtenção de resultados práticos na operacionalização das demandas, construindo assim uma articulação e comprometimento com o exercício democrático em Santo André.”

Com a adesão ao Colab, as prefeituras de Mesquita e Santo André também aderiram a Gestão Pública Colaborativa, uma metodologia criada pelo Colab que se apoia no engajamento, participação cidadã e serviços eficientes para inovar e aproximar o poder público da população. Em Mesquita, o uso da metodologia e do aplicativo ajudou a centralizar toda a informação para organizar as demandas e levar mais acessibilidade para que os cidadãos consigam fazer suas reclamações e levantar demandas, ajudando o atendimento à população.

Em Santo André, a aproximação do usuário com a Prefeitura mudou a cultura regional e tornou mais ativa a participação cidadão nas ações e tomadas de decisão da cidade. Para Renato: “Num momento contemporâneo e tão delicado que estamos passando, ter um Departamento que dispõe desta Ferramenta Colab.Gov e que se preocupa, avalia, planeja e integra todos os canais com os cidadãos, traz toda a diferença na estrutura arquitetônica dos processos.”

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo