Assine nossa
newsletter

Mudanças climáticas: quais são os impactos e como preveni-los?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Temas como o aquecimento global, a emissão de gases do efeito estufa e a redução de carbono estão em pauta regularmente para enfatizar a conscientização das mudanças climáticas. Mas será que os gestores e a própria sociedade estão preparados para enfrentar seus desafios? 

A resposta ainda está sendo descoberta, mas já é possível entender que a importância e o senso de urgência sobre o assunto é algo que vem tirando o sono do planeta terra — e de todos que habitam nele. Aqui, damos ênfase aos países subdesenvolvidos e as economias de baixa e média renda. 

O fator alerta para que essas mudanças aconteçam na visão dos especialistas Cathy Krüger, consultora inter-regional da Parceria para Estatísticas em Desenvolvimento no Século 21 (PARIS 21), e Joel Gurin, presidente do Centro para Empresas de Dados Abertos (CODE), é o desenvolvimento de ecossistemas integrado de dados universais para a ação de fato acontecer.

De acordo com Cathy e Joel em artigo publicado no Apolitical

“Para que possamos prever e entender os impactos de um único desastre relacionado às mudanças climáticas, precisamos de muito mais do que dados sobre temperatura, eventos climáticos extremos e riscos de inundação. Precisamos de uma grande quantidade de dados interconectados sobre saúde, infraestrutura, finanças, fornecimento de energia e muitos outros fatores críticos para entender e gerenciar os efeitos das mudanças climáticas.” 

A abordagem apontada pelos especialistas diz respeito ao gerenciamento mais eficaz dos dados coletados, o que envolve capacitar países que não possuem a mesma fonte de recursos para gerar informações abrangentes e inclusivas. A partir disso, tanto os dados quanto a ampla variedade de fontes, se tornam ferramentas oportunas para a geração de soluções climáticas em um futuro próximo. 

Segundo o relatório de Mudanças Climáticas de 2022, gerado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e, de acordo com 278 cientistas de 65 países, para que tenhamos a chance de manter ao alcance o limite de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris, o mundo deve atingir o pico de emissões de gases do efeito estufa (GEE) dentro dos próximos três anos.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente