Assine nossa
newsletter

Novas tendências no setor público pós-coronavírus

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Nos últimos meses, o gestor público viu sua rotina de trabalho ser mudada completamente. Seu departamento, sua mesa (ou balcão) de trabalho, seu computador e até o cafézinho do escritório foram substituídos por um ambiente bem familiar, mas que não era utilizado para fins profissionais: sua casa.

Aos poucos, os comércios e serviços estão voltando a funcionar, mas nada mais será como antes. O distanciamento social ainda é recomendado e os hábitos de higienização foram redobrados.

Mas e o setor público, como ficará?

Nós te contaremos algumas possibilidades neste artigo. 

Atendimento presencial ao público

Apesar de muitas prefeituras já estarem adaptadas ao mundo digital e estejam fazendo o atendimento ao cidadão via internet, e tenham dado até um jeito para que os telefonistas atendessem as pessoas de casa, o atendimento presencial ao público ainda é necessário.

Na retomada, o atendimento presencial ao cidadão terá cuidados redobrados. Além de proteger os gestores públicos com máscaras, luvas e viseiras, os equipamentos públicos precisarão dispor de álcool em gel para que o público se higienize e máscaras reservas, caso apareçam pessoas sem essa proteção.

Também é ideal que os atendimentos sejam em locais abertos e ventilados e que hajam marcações para delimitar a distância entre um usuário e outro, além de limitar a quantidade de pessoas que circulam no local.

Reuniões entre gestores 

Sabe aquelas reuniões que costumam ser um pouco mais complexas e que em dias normais fazem os servidores se deslocarem a outros locais? Elas continuaram rolando durante a quarentena, certo?

Pois bem, as reuniões através de videochamadas devem se tornar mais comuns após a retomada dos serviços públicos, já que as mesmas se mostraram bastante eficientes durante este período de distanciamento social.

Além disso, as reuniões via internet economizam o tempo de deslocamento e recursos públicos que seriam gastos com o transporte dos gestores.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público