Assine nossa
newsletter

O Case da Prefeitura de Mesquita na Zeladoria Colaborativa: 95% de resolução

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Uma das coisas que mais gosto no dia a dia do Colab é a oportunidade de bater papo com usuários do Colab Gov, nossa plataforma de Gestão de Relacionamento para Governos, e gestores dos projetos diversos que contam com nossa tecnologia e metodologia, para entender como nossa metodologia e tecnologia podem ser úteis no dia a dia. A natureza do Colab e sua razão de existir são como ímãs para servidores públicos com uma perspectiva muito inspiradora sobre a forma como a entrega de valor a cidadãs e cidadãos. 

 

A última dessas conversas foi com Ramon Lameira, especialista em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação e Comunicação e gerente de Implementação e Operações do Colab na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Mesquita (RJ). Por conta da incrível taxa de resolução de 95% da Prefeitura de Mesquita na Zeladoria, convidamos o Ramon para explicar o que acontece por trás dessa marca substancial.

“Qual o segredo?” A resposta é simples!

A Prefeitura de Mesquita (RJ) sempre foi assunto entre as instituições que operam na Zeladoria Colaborativa do Colab por sua taxa de resolução alta e constante. Mesmo antes de atingir os 95% de resolução das demandas que entram pelo Colab, a pergunta já era frequente, pois a Prefeitura de Mesquita sempre conseguiu manter essa métrica alta: qual o segredo para uma taxa de resolução tão significativa?

“Todas as prefeituras que vem nos visitar, todas as pessoas e todos os seus representantes, todas as equipes que vem aqui, costumam fazer essa pergunta”, respondeu Ramon, complementando: “Não tem segredo, tem trabalho. A gente costuma dizer que tem o nosso foco, a prefeitura executa tudo isso de uma forma objetiva. O setor de planejamento estratégico na prefeitura tem no Colab uma ferramenta importante na cidade, a gente tem um tripé de governo muito baseado em demandas do cidadão pelo Colab. (Tem um) núcleo de dados, então a gente faz toda a coleta de indicadores e a coleta de serviços, e uma equipe de projetos estratégicos na prefeitura, então a gente junta essas três áreas para poder executar todos os projetos da cidade”.

A partir daí seguiu um papo super bacana de quase uma hora, onde falamos sobre a importância da liderança para construir objetivos compartilhados; gestão com disciplina para utilizar metodologias e estabelecer fluxos e processos co-construídos e mantidos por todos, cujos resultados são também de todos. Em face de recursos finitos para resolver demandas virtualmente infinitas, dos desafios de gerir projetos de forma remota mantendo a alta performance em face da pandemia, Ramon destaca que “é preciso se tornar acessível para todas as pessoas, para todas as equipes que trabalham em prol de um objetivo comum. A gente conversa para entender quais são as dificuldades e quais são as necessidades.”

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente