O que aconteceria se o setor privado e o setor público formassem uma parceria?
As chamadas PPPs (Parcerias Público-Privada) já são realidade e acontecem há muitos anos.
Essas parcerias são projetos nos quais o Estado contrata empresas privadas que disponibilizam algum produto ou serviço para ser utilizado pelo cidadão ou pela administração pública.
Com o impacto das Govtechs, as PPPs estão acontecendo com mais frequência nos últimos anos e trazendo mais inovações para o setor público.
Neste artigo queremos mostrar na prática qual é o impacto das PPPs na gestão pública.
PPPs e Gestão Pública na Prática
As Govtechs trabalham diariamente para oferecer soluções inovadoras para os governos e formar PPP.
Aqui no Brasil já temos exemplos disso acontecendo na prática, como é o caso da cidade de Teresina no estado do Piauí.
De acordo com os dados da Gerência de Controle e Fiscalização de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste), 75% das ações relacionadas a terrenos baldios e imóveis abandonados vieram de denúncias feitas através do aplicativo Colab.
O Colab é um aplicativo que pode ser usado pelo cidadão para informar sobre problemas que encontra na cidade (falta de iluminação, vias públicas danificadas, lixo entre outros) para a Prefeitura parceria. Nesse caso, isso significa que o aplicativo foi responsável por receber e repassar para o órgão responsável 75% das denúncias que foram solucionadas.
Na prática, a parceria entre o Colab e a Prefeitura de Teresina está contribuindo para uma gestão pública mais colaborativa e veloz, na qual o cidadão sente que tem mais voz e contribui para ter uma cidade melhor.
A sua cidade está sabendo firmar parcerias com o setor privado?
Compartilhe sua resposta conosco nos comentários e continue de olho no blog para aprender mais sobre gestão pública colaborativa.