Assine nossa
newsletter

O que a palavra “política” representa na comunicação?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Você já ouviu alguém dizer “essa é a política que estabelecemos” para se referir a um conjunto de regras, procedimentos ou protocolos definidos? Muitas pessoas utilizam esse termo para algumas destas finalidades de maneira incorreta, já que cada uma possui suas próprias especificidades.

Mas como diferenciar e utilizar estes termos adequadamente em cada situação de execução e documentação? Abordaremos o tema com base no Artigo da Apolitical sobre as diferenças entre esses documentos que tratam a dinâmica de formas completamente diferentes. 

No Brasil, a ISO 9000:2015 define a palavra política como uma intenção ou direção de uma organização expressa formalmente pela alta direção, sendo um documento que estabelece diretrizes que poderão ser aplicadas numa organização a fim de auxiliar no direcionamento dos seus objetivos. 

Estabelecer uma política ajuda não só a esclarecer as diretrizes, mas também a padronizar a atuação dos colaboradores de diferentes frentes, como por exemplo a temas relacionados ao meio ambiente, segurança do trabalho, qualidade, privacidade e assim por diante. 

Segundo Mark Sutherland, analista de serviços da Colúmbia Britânica, no Canadá, ele destaca que os diferentes documentos trazem consigo abordagens e funções que estabelecem dinâmicas complementares para um bom funcionamento organizacional. Ele destaca três pilares do termo ‘política’ trazendo a seguinte reflexão:

O problema: a maioria das pessoas não sabem diferenciar entre uma política, procedimento, protocolo, diretriz e padrão.

Por que é importante saber: o conteúdo apropriado para cada tipo de documento é diferente e isso terá impacto sobre seus usuários.

A solução: pense em termos de resultados para determinar o tipo certo de documento para a tarefa ou situação em questão.

O analista orienta aos gestores a se atentarem a usar o termo e se prepararem a partir de uma busca por informações para pensar como expressar ou formular cada tipo de documento, evitando ruídos entre seus objetivos. 

“Se você está atrás de um documento com princípios orientados de alto nível ou regras que descrevem funções e responsabilidades, provavelmente está de acordo com uma política. Se você precisar de um processo para executar uma tarefa, é provável que seja uma operação. E se você não tiver certeza de onde começar, entre em contato com seu analista de políticas locais ou escritório de políticas para obter suporte.”

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público