Assine nossa
newsletter

O que é API e como ela impulsiona o Governo Digital?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Você já deve ter ouvido falar em Governo Digital, não é mesmo? Podemos conceituá-lo como transformação digital com o objetivo de modernizar a administração pública. Com o uso de tecnologia para redesenhar processos, estruturar e integrar dados e programas, bem como observar a experiência do cidadão na utilização de serviços, a transformação em governos busca aumentar a eficiência, aproximar os cidadãos e incrementar a transparência. 

Em artigo publicado anteriormente aqui no blog, Gustavo Maia pontuou que um governo digital tem foco no cidadão, almeja criar valor público e transformar o ecossistema envolvendo as empresas, o Estado e a sociedade civil, além de ser uma mudança cultural, com uma nova visão do papel do governo.

Embora seja sabido dos ganhos em economia e eficiência para governo e da redução de tempo de deslocamento e dinheiro para o cidadão pela oferta de um serviço digital, é importante reforçar que esses resultados só serão alcançados pela administração pública se, no processo de formulação, monitoramento e avaliação de serviços públicos, for considerada a participação social (Raphaela Oliveira em artigo sobre design de serviços no setor público).

Com isso, fica evidente que a oferta de serviços digitais contribuem para uma gestão pública mais eficiente e o Colab possui as soluções tecnológicas necessárias e especialistas para viabilizar um Governo Digital. A principal forma de criar um balcão de serviços digitais único para o cidadão é por meio da integração via API dos serviços digitalizados da Prefeitura dentro do Colab.

Afinal, o que é API? Ao pé da letra, é a sigla para Application Programming Interface, traduzindo para português, a interface de programação de aplicações. Um outro roxinho famoso, o Nubank, trouxe uma boa explicação em artigo publicado em seu blog que compartilhamos abaixo.  

As APIs são um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática. Em termos mais simples, é como se as APIs fossem pontes que conectam dois lugares e, assim, dados vêm e vão. Pense assim: por trás de toda plataforma – todo site, aplicativo etc – existe uma camada inteira de código que compõe o sistema, certo? Você não vê esse sistema quando está navegando, mas é ele que sustenta tudo o que você enxerga na sua tela do computador ou celular. A API é uma parte do código que age como um mensageiro entre você e o sistema. Quando você dá uma ordem, ela traduz a mensagem para o sistema e devolve a resposta para você.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público