Há mais de 7 anos trabalhando com gestores de diversas cidades, tenho acompanhado a evolução do serviço público e a busca das prefeituras por um governo digital.
Muitos acreditam que esse termo se refere apenas à inclusão de ferramentas digitais aos canais de atendimento ao cidadão, à modernização de processos e à adoção de tecnologia, muitas vezes “bombardeando” os usuários com centenas de sistemas e apps diferentes, mas a digitalização do governo vai muito além disso.
A forma mais fácil de explicar o que é governo digital é começar falando o que ele não é. Não é apenas trazer um projeto analógico para o meio digital, nem um processo isolado da burocracia. Também não se trata de um processo pensado exclusivamente de dentro para fora, priorizando apenas o gestor público.
Um governo digital tem foco no cidadão, almeja criar valor público e transformar o ecossistema envolvendo as empresas, o Estado e a sociedade civil, além de ser uma mudança cultural, com uma nova visão do papel do governo.