Os jogos digitais são conhecidos mundialmente pela sua diversidade, já que conseguem entreter praticamente qualquer pessoa, seja observando ou jogando. Você já se perguntou por que isso acontece?
Uma das razões é a gamificação, ou ludificação, uma mecânica que utiliza o sistema de recompensas para nos prender aos jogos e desperta o sentimento de “missão concluída”. A gamificação tem potencial para auxiliar no engajamento da população da sua cidade.
Além disso, os jogos digitais podem ensinar para governos algo muito importante: como perder o medo de errar e experimentar.
Jogos digitais e suas possibilidades para governos
Você provavelmente já teve contato com jogos digitais, seja capturando um Pokémon ou combinando doces no Candy Crush, portanto sabe que os jogos sempre dão uma segunda chance para que o jogador erre e comece novamente com outra abordagem.
Porém, no mundo das políticas públicas, o “poder” para recomeçar sem lidar com as consequências do erro anterior ainda é um sonho distante.
O trabalho realizado por um gestor público no prédio da prefeitura de sua cidade interfere na vida das milhares de pessoas que moram ou trabalham naquele município, com as quais o gestor tem contato direto ou indireto todos os dias.
Para termos cidades melhores, precisamos que os gestores e secretários que trabalham no governo criem políticas públicas que realmente atendam às necessidades da população. Nesse cenário, os jogos digitais podem ajudar o governo de maneira única e bastante lúdica.