Assine nossa
newsletter

O que são Cidades Sustentáveis?

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Sustentabilidade é um assunto que está em alta, mas será que você conhece o significado dessa palavra?

No dicionário a sustentabilidade é definida como aquilo que consegue ser sustentável, ou seja, que consegue suprir as suas necessidades com o que produz. Associamos a sustentabilidade ao meio-ambiente, mas essa ideia pode ser ir muito além.

Você já ouviu falar sobre as cidades sustentáveis? Neste artigo vamos falar o que são e trazer alguns exemplos de cidades sustentáveis para você.

Cidades Sustentáveis: O que são?

O relatório da ONU “Perspectivas da Urbanização Mundial” mostra que mais da metade da população está vivendo em áreas urbanas, a estimativa é que até 2050 essa porcentagem aumente e mais de 70% das pessoas morem em centros urbanos.

Caso essas previsões se concretizem – o que é muito possível –, as cidades precisam ter estrutura para atender a todas as demandas dessas pessoas, disponibilizando empregos, moradia, acessibilidade, serviços públicos e muito mais para que todos vivam de maneira adequada. 

Infelizmente o cenário atual da maioria das cidades está bem longe disso. Além disso, a concentração de pessoas nos centros urbanos aumentar a poluição e prejudicar o meio-ambiente.

Atualmente as cidades consomem mais energia do que produzem, têm mais desempregados que ofertas de emprego e serviços públicos que não atendem a demanda de todos os moradores. Se está assim agora, imagine em 2050!

A preocupação com esse futuro é tanta que na Agenda 2030 existe uma ODS para tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis, uma espécie de “preparação” para o que nos aguarda.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente