Assine nossa
newsletter

O que temos a aprender com a Prefeitura de Contagem?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Se tem uma palavra que descreve muitíssimo bem a  minha experiência com o Planejamento Estratégico realizado pelo município de Contagem em 2017 é aprendizado. Parece clichê, né? Mas eu não consigo pensar em nenhuma outra descrição melhor. Para mostrar para vocês o porquê, eu vou dividir este texto em três tópicos:

  1. estruturação de uma consulta digital no Colab;
  2. mobilização para engajar a população nesta consulta e, por fim;
  3. resultados.

Continue lendo se você quiser entender porque a tecnologia aliada a uma equipe incrível na gestão de uma prefeitura pode fazer mágicas pelo desenvolvimento sustentável de um município.

Sobre a estruturação

Definido que acontecerá uma consulta digital no município, é muito importante estabelecer quais vão ser as perguntas que irão compor o questionário da consulta. O interessante da experiência de Contagem é que eles usufruíram da oportunidade para compor um questionário intersetorial, que abordou questões desde o desenvolvimento econômico até as áreas da saúde e educação. Para tanto, foi imprescindível para a Secretaria de Planejamento formar um comitê de governança também intersetorial, com representantes das diferentes áreas do governo, empresários e universidades, para validar o questionário e, principalmente, auxiliar nas ações de mobilização.

Sobre a mobilização

Se eu fosse resumir as ações de mobilização de Contagem em três principais, eu selecionaria: 1) Workshops; 2) Cronograma de eventos espalhados pela cidade e 3) Pontos de votação espalhados pela cidade. As três ações foram de suma importância para garantir o sucesso da consulta. No entanto, tem um outro fator que é importante mencionar: a presença e participação de um líder de mobilização para mediar todos esses processos.

  • Workshops

O workshop da Prefeitura de Contagem, liderado pela Secretaria de Planejamento, reuniu servidores, empresários e a comunidade acadêmica para consolidar os eixos de desenvolvimento da cidade, e divulgar a oportunidade da participação pelos meios digitais. Para saber mais detalhes do workshop, é só acessar aqui a reportagem divulgada pela prefeitura do município em 31/10/2017.

  • Cronograma de eventos espalhados pela cidade

O município de Contagem se organiza por 8 regionais, compreendidas por um conjunto de diferentes bairros. A equipe da Secretaria de Planejamento realizou um evento por regional, para apresentar as diretrizes do plano, ouvir a comunidade e disponibilizar tablets para que as pessoas presentes votassem ao longo do próprio evento. No monitoramento feito por nós do Colab, era bastante visível o “boom” de votos ocasionado nos dias em que os eventos aconteceram.

  • Pontos de votação espalhados pela cidade

Abaixo, imagem produzida pela Prefeitura de Contagem e divulgada à população sobre os locais que os cidadãos poderiam ir para votar. Nestes locais, foram disponibilizados tablets e computadores.

Mapa com os locais de votação do Participa Contagem 2030
Divulgação e produção da imagem: Prefeitura de Contagem. Estes pontos de votação só ficaram disponíveis no período da consulta, em 2017.

Sobre os resultados

A forma com que os resultados da Consulta de Contagem foram organizados no relatório, trouxe um grande diferencial para o nosso trabalho com Consultas públicas. A nossa especialista em dados aqui do Colab, Helô, trabalhou em conjunto com a SEPLAG para cruzar os dados que a prefeitura tinham disponíveis com os resultados da consulta, inclusive as características do perfil dos respondentes: escolaridade, gênero, faixa etária, etc. Além disso, as respostas também foram relacionadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que pautou a construção do questionário. No final, entregamos um relatório que traz respostas à todas as secretarias envolvidas no comitê formado na fase de estruturação. Lembram dele?

Fiz uma lista dos principais aprendizados:

  1. É muito importante ter uma liderança de mobilização no processo
  2. As Secretarias devem estar integradas para as ações de mobilização e construção do questionário
  3. É muito interessante adequar a consulta à uma agenda mais geral, como Contagem fez com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Se você também aprendeu com as coisas que eu contei, não deixe de compartilhar com a gente. E se você acha que seria legal executar uma experiência como a de Contagem no seu município, estou por aqui também :)Um abração da Luiza do Colab

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

22.08.2024

A força da juventude na política

13.08.2024

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA): o que é preciso saber