Assine nossa
newsletter

O segredo da excelência no atendimento ao cidadão

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Uma das principais preocupações do gestor público é prestar um bom atendimento aos cidadãos, mas muitas vezes encontra dificuldades pelo caminho, como falta de parametrização no trato com o cidadão, recursos escassos, burocracia na prestação de serviços, entre outros.

Mas alcançar a excelência no atendimento público não é tão difícil ou impossível como imaginamos. 

Hoje vim compartilhar o segredo do sucesso da cidade de Santo André. Localizado na região da grande São Paulo e com uma população de 721.368 habitantes (2020), o município utiliza o Colab como canal de relacionamento com o cidadão desde 2018. 

Ao perceber a complexidade e importância de prestar um atendimento de qualidade à população, a prefeitura decidiu criar o Departamento de Atendimento ao Cidadão (DAC), um setor que tem se destacado pelos resultados positivos alcançados.

Conversei com Renato Garcia, Diretor do DAC, e o gestor contou um pouco sobre as conquistas do departamento, que foi desenvolvido tendo como meta aprimorar, uniformizar e redirecionar os serviços públicos oferecidos tanto à comunidade externa (cidadãos) quanto à comunidade interna (gestores). 

“O DAC desenvolveu estratégias e ações para obter qualidade no atendimento e a eficiência na cultura organizacional pública através de procedimentos de qualidade. Com uma postura adequada, é possível aperfeiçoar o atendimento com rapidez, flexibilidade, cordialidade e, sobretudo, qualidade no trato com o público.” Renato Garcia, diretor do DAC.

O empenho do município em prestar um atendimento com excelência trouxe frutos: 

Garcia destacou também que a parceria com o Colab foi fundamental nesse processo de alcance da excelência.

“O cidadão quer ter a facilidade de requerer o serviço através do seu celular ou da sua própria casa através da internet, não quer vir até a Prefeitura, pagar estacionamento ou utilizar transporte público e enfrentar trânsito apenas para saber quais os documentos necessários para a execução de serviços. Ele deseja, no mínimo, ter dignidade, agilidade, rapidez, eficiência e transparência no atendimento, características que conseguimos oferecer através do uso do Colab.”

Agora que você já sabe como Santo André conseguiu ser referência no atendimento ao cidadão, tá esperando o que pra implementar isso na sua cidade?! Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas em governos, que com certeza ele vai te indicar a melhor solução para o seu município.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público