Assine nossa
newsletter

Os 5 Desafios da gestão pública eficiente

30.11.2023
Autor: Colab
governo

O Colab é uma startup de inovação para governo e engajamento cidadão, que cresceu e se desenvolveu muito nestes últimos 5 anos. Nós do Colab estivemos em contato com diversas frentes de diferentes prefeituras a fim de entender e tentar solucionar e simplificar suas demandas e o seu relacionamento com a população. Foi assim que o Colab criou uma metodologia própria para a criação de soluções com expertise implementando diferentes processos de inovação na gestão pública.

Com base nessa metodologia própria e na nossa bagagem, chegamos a alguns aprendizados que queremos compartilhar com você, e estão resumidos aqui em 5 desafios da gestão pública eficiente a fim de simplificar a vida do gestor público.

Esses desafios nada mais são do que pilares que podem guiar o gestor ou a gestora pública a potencializar suas ações.

1- Gestão Eficiente

Eficiência, eficácia e efetividade. Parece batido, mas esse tripé da administração é extremamente relevante na administração pública, e muitas vezes não é tido como central. O que segura uma gestão eficiente? Na nossa metodologia, falamos muito de participação social, de engajamento, mas tem coisas básicas das teorias de gestão que não devem ser esquecidas. Aqui, falamos de gestão de projetos, de gestão de pessoas. Esses são enormes desafios no setor público, principalmente porque lidamos por vezes com estruturas pouco flexíveis, com modelos antigos de gerenciamento de projeto, e com pressão.

2 – Análise de dados

Hoje, empresas privadas tem como via de regra a implementação de rituais de análise de dados para tomadas de decisão dentro de cada departamento. Pois os números servem de base para mudanças de rota e/ou melhorias de metas e estratégias internas. É a gestão orientada pelos dados.

No setor público, no entanto, o que encontramos é uma concentração enorme de dados, mas poucos esforços para analisá-los e transformá-los em direcionamento para políticas públicas, em avaliação de desempenho ou de impacto.

Um desafio grande para a gestão pública é estabelecer a cultura de uma gestão inteligente baseada em dados, que possam pautar mudanças rápidas e eficientes, profissionalizando as políticas públicas e tornando-as mais assertivas.

3 – Governança

Começo esse terceiro desafio com uma pergunta a você, gestor. Você sabe quais são os principais atores de cada processo interno dentro do seu departamento? E dentro de projetos? Como é feito o direcionamento de demandas e responsabilidades? É aquela velha história: aquilo que é de responsabilidade de todo mundo, não é de ninguém. Na hora do aperto, como saber a quem cobrar?

Um dos principais desafios de uma gestão pública eficiente é a governança interna. Reuniões periódicas, rituais internos inadiáveis e acompanhamento constante são a chave para uma boa governança, principalmente quando falamos da intersetorialidade – envolver  diferentes equipes.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente