Servidores públicos também são cidadãos? Parece uma pergunta frívola e com uma resposta clara, mas a verdade é que não temos o hábito de pensar nessa pergunta como realmente deveríamos, afinal, servidores públicos — antes de tudo — são cidadãos e, da mesma forma com que prestam serviços, também são usuários.
E é nesta semana de homenagens aos servidores públicos que nós, do Colab, temos um convite para fazer: que tal refletir sobre isso? Você, como cidadão, lembra que quem te atende é um cidadão? E você, como servidor público, lembra que o serviço que você presta é o mesmo serviço do qual é usuário?
Mas uma coisa é fato: por muito tempo no Brasil, quase não havia diferença entre a qualidade do serviço público fornecido pela máquina pública e o atendimento do servidor público ao cidadão.
Muitas vezes, a frustração do cidadão estava em jogo, seja por este passar horas em uma fila, não conseguir matricular o seu filho em uma creche ou até conseguir um exame médico.
Apesar de todos estes exemplos se tratarem de situações infelizes, nenhum dos casos está relacionado à quem presta o atendimento, mas sim com a capacidade dos governos em operar a máquina pública de forma eficaz e eficiente.
Se por um lado havia uma pessoa que precisava de um serviço, do outro, havia uma pessoa sem condições de oferecer esse serviço de maneira adequada.
Com o passar do tempo, uma agenda pública foi criada com ênfase na melhoria da prestação dos serviços, na valorização do servidor público e no estabelecimento de leis que trazem uma composição de diretrizes e estratégias, aproximando a relação serviço público-cidadão das relações de consumidor-serviço prestado, como a Lei Federal N° 13.460/2017, a Lei de defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos.
O contexto legal do cidadão visto como usuário impulsiona a gestão pública brasileira a incrementar a prestação de serviços, tornando-os mais eficientes.
Vale destacar que serviços públicos mais eficientes e servidores públicos mais confiantes geram cidadãos satisfeitos.
Tendo feito esta reflexão, vamos para a próxima pergunta: o cidadão lembra que o prestador de serviço, antes de ser servidor público, é cidadão também? E você, servidor público, pensa nisso quando vai exercer seus deveres?
A gente não sabe qual a resposta, mas a verdade é que nesses quase 10 anos de Colab, convivendo com mais de 4.500 servidores públicos, encontramos muitas pessoas que servem à sociedade como gostariam de ser servidos.
Independente de barreiras, há sempre o querer fazer mais e melhor, o cuidado com o atendimento de demandas, a busca pela construção de políticas públicas participativas e a vontade de atender bem o cidadão.
E é por isso que queremos te dizer, cidadão, que sinta orgulho daqueles que escolheram dedicar a vida profissional para te servir e dizer também, para os servidores públicos, que somos gratos pelo aprendizado diário e por vocês se dedicarem e se comprometerem com uma gestão pública colaborativa, baseada no respeito, na empatia e na confiança.
Muito obrigado!
Time de RelGov&CS
Colab