Assine nossa
newsletter

Por que cidades inteligentes utilizam o Colab?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Você provavelmente já ouviu falar sobre smart cities ou, em português, cidades inteligentes. 

Aqui no blog do Colab, nós já abordamos esse assunto diversas vezes — e você pode conferir isso clicando aqui e aqui. 

De maneira geral, cidades inteligentes são definidas como espaços urbanos formados pelo desenvolvimento econômico sustentável e o investimento em capital humano e social.

Estas cidades otimizam serviços públicos e adotam amplamente a infraestrutura moderna de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

E, quando se trata de construir cidades melhores para os cidadãos, o Colab é o seu maior aliado! 

Colab + Cidades Inteligentes dá match?

Em 2022, o Colab foi destaque na 8ª edição do Connected Smart Cities. O Connected Smart Cities, ou CSC, é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. 

No CSC de 2022, o Colab apresentou a solução de Gestão Pública Colaborativa para governos, acadêmicos e empresas de utilities, além de promover discussões entre agentes governamentais.

Talvez você já saiba, mas a tecnologia e metodologia de Gestão Pública Colaborativa utilizada pelo Colab possibilita uma gestão mais colaborativa e a criação de políticas públicas com validação social. 

Tudo isso aliado a diversas frentes de atuação, em especial, o Colab.gov, uma plataforma de gerenciamento e atendimento de demandas que possui integração com o aplicativo Colab, onde os cidadãos fazem solicitações para a prefeitura e opinam na construção de projetos e políticas públicas. 

É possível também integrar demandas de todos os canais de atendimento da prefeitura na central de ocorrências do Colab.

2 cidades inteligentes que utilizam o Colab

Se você leu até aqui, provavelmente já percebeu que o Colab dá match 100% com cidades inteligentes. Mas, para que tudo fique bem claro, confira 2 (duas) cidades brasileiras que adotaram o Colab como plataforma de governo digital e hoje são reconhecidas como cidades inteligentes! 

  1. Niterói:

De acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022, a cidade de Niterói no Rio de Janeiro é a 8° cidade mais inteligente e conectada do Brasil. 

A Prefeitura de Niterói utiliza o Colab desde 2014. Esta relação é apontada como a experiência mais robusta de governo digital e gestão colaborativa na região, além de ser uma das mais eficientes do Brasil.

Hoje, destacamos o fato de que a cidade fluminense conta com cerca de 30% de sua população cadastrada no Colab, que participa ativamente de consultas públicas.

  1. Palmas:

A cidade de Palmas, no Tocantins, é a cidade mais inteligente e conectada da região Norte do Brasil pelo sétimo ano consecutivo, segundo o ranking Connected Smart Cities 2022.

Vale lembrar que a capital tocantinense aumentou a participação popular na formulação do Plano Plurianual em 400% adotando o Colab como canal digital oficial da prefeitura.

Agora que você sabe um pouco mais sobre cidades inteligentes e a atuação do Colab nelas, confira mais conteúdos inéditos para gestores públicos no blog do Colab e, lembre-se, a mudança começa por você!

Se preferir, comece por estas indicações:

  • 5G, Cidades Inteligentes e Agenda 2030: Saiba tudo sobre o 5G e a sua relação com o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e a Agenda 2030 definida pela ONU. Leia mais!
  • Colab é destaque na 8ª edição do Connected Smart Cities: Não conseguiu ir ao Connected Smart Cities 2022? Confira tudo que aconteceu no maior evento de Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana do Brasil. Leia mais!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo