Assine nossa
newsletter

Quais são as fases da despesa pública?

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

A Lei nº 4.320/1964 prevê os estágios nos quais acontecem a execução da despesa orçamentária pública, também conhecidos como as fases da despesa pública.

Como você já sabe, o dinheiro usado em qualquer investimento público vem dos impostos que pagamos para o governo e por isso é muito importante acompanharmos onde estão sendo investidos.

Neste artigo vamos explicar quais são as fases da despesa pública para que você entenda como esse processo funciona e possa cobrar corretamente ações do governo da sua cidade ou estado.

As fases da despesa pública

Para explicar quais são as fases da despesa pública previstas na Lei nº 4.320/1964, vamos usar como exemplo a reforma de um hospital.

Imagine que na cidade há um hospital público cheio de especialidades, para o qual toda a população vai em algum momento. Mas, esse hospital é muito antigo e necessita de uma boa reforma para reparar tudo que ficou desgastado com o passar dos anos.

Antes que comece o processo de licitação para escolher qual empresa fará a obra, é necessário que essa reforma esteja prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA), uma das peças fundamentais do orçamento público. A LOA garante que os projetos propostos atenderão às necessidades da população.

Depois de conferir se está lá, vamos para a primeira etapa da despesa pública.

Etapa 1 da Despesa Pública: Empenho ou Comprometido

O Empenho é a primeira etapa da despesa pública e representa a reserva no orçamento do valor para a reforma do hospital. Pode ser classificado em três tipos:

  • Ordinário: Quando as despesas têm valor fixo e determinado antes, só é pago uma vez.
  • Estimativo: Usado quando o valor não pode ser determinado antes (água, luz, combustível e afins entram aqui).
  • Global: Utilizado para despesas sujeitas a parcelamento que podem ser contratuais ou de valor determinado, como aluguel.

Se o valor for insuficiente, pode haver um reforço e caso o valor empenhado supere o montante da despesa, o empenho deverá ser anulado. A anulação total acontece se o contrato não for cumprido ou emitido incorretamente.

No caso do hospital, se disser que “A despesa está empenhada!” significa que os recursos para o pagamento da reforma estão garantidos e os fornecedores e responsáveis pela obra podem começar a trabalhar.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente