Assine nossa
newsletter

Quais são os benefícios da participação social para o governo?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Durante muitos anos ouvimos repetidas vezes que política não se discute e só aqueles com altos cargos públicos, como vereadores e prefeitos, são capazes de falar sobre o assunto. Contudo, se tem uma lição que aprendemos nos últimos anos, é que a população está mais exigente com o seu governo e política se tornou um tema discutido diariamente.

A Lei da Transparência (LAI), por exemplo, é um reflexo disso. Com ela, os estados e municípios são obrigados a divulgar os seus gastos em tempo real, assim a população acompanha de perto onde está sendo investido o dinheiro dos impostos.

Mas, por ser um movimento relativamente novo, muitos prefeitos ainda não sabem qual é a melhor forma de fazer acontecer essa parceria com a população ou como ela pode auxiliar em seus mandatos. Por isso, neste artigo falaremos sobre os benefícios da participação social para o governo. Vamos lá!

Os benefícios da participação social

Assegurada pela Constituição, a participação social é a parceria entre o poder público e o povo para fiscalizar e auxiliar nas decisões relacionadas ao bem da cidade. Alguns benefícios de trabalhar a participação social são:

Aplica verbas onde mais são necessárias

Independentemente do tamanho, administrar um município não é uma tarefa fácil. O gestor precisa analisar centenas de demandas de diferentes setores e analisar para quais o dinheiro público irá. Com a participação social existe o contato direto com cidadãos que estão engajados para melhorar a cidade e a troca de informações com eles pode ajudar em decisões como essa, otimizando o uso do dinheiro público para áreas que mais necessitam.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente