Assine nossa
newsletter

Quais são os principais desafios do 1º ano de gestão e como o Colab pode ajudar?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Lidar com as possíveis pendências deixadas pela gestão anterior ou trabalhar para criar uma imagem e ter o seu nome reconhecido até mesmo pelos eleitores que não votaram em você na última eleição, são alguns dos desafios do primeiro ano de gestão.

Mas calma, se você está assumindo à prefeitura pela primeira vez e tem dúvidas sobre como encarar os processos e planejamentos do início do mandato, pode contar com o Colab para te ajudar.

Confira neste artigo quais são os principais desafios do primeiro ano de gestão e como o Colab pode te ajudar. 

Construir o Plano Plurianual (PPA)

A cada quatro anos é necessário trabalhar na construção do Plano Plurianual, um instrumento que define procedimentos, objetivos e metas para municípios, estados e União. 

No primeiro ano de mandato, o prefeito deve criar o plano orçamentário para os próximos quatro anos para dar apoio às políticas públicas que serão trabalhadas neste período.

A Prefeitura de Niterói  lançou uma consulta pública através do Colab para a construção do Plano Plurianual 2022-2025 com o objetivo de ouvir a população para definir com mais precisão as metas desse documento.

“É através dessa ação que a Prefeitura vai escutar a população de Niterói para entender quais são as demandas mais importantes de acordo com o cidadão e estabelecer prioridade para as políticas públicas para os próximos quatro anos levando em consideração as necessidades do niteroiense”, enfatiza a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Beneditti.

Construir o Plano Diretor

O Plano Diretor é obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, mas pode ser construído nos que têm menos também. E, de forma resumida, tem o objetivo de trazer à superfície questões como: os riscos e benefícios da urbanização desenfreada, ações para que a cidade seja mais sustentável e inclusiva e muito mais.

A prefeitura de uma das maiores capitais do país, o Rio de Janeiro, optou por construir de forma colaborativa o seu Plano Diretor e para isso utilizou a consulta pública, contando com o apoio do Colab na conscientização da população.

Dessa forma, além de trabalhar com o documento que é tão importante para a cidade, a prefeitura empoderou os cariocas e os trouxe para mais perto da gestão pública.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público