Assine nossa
newsletter

Redesenho de processos: entenda como e quando melhorar os processos organizacionais

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Recentemente falamos aqui sobre o mapeamento de processos, que é o start de novas decisões que envolvem produtividade, eficiência e organização no fluxo de trabalho de uma organização. Vamos entrar na etapa seguinte, que seria a análise crítica do desenho de gestão, com a intenção de melhorar e promover manutenções que serão prioridades para continuar uma boa execução dos processos implementados no mapeamento. 

O principal objetivo do redesenho é olhar para um futuro próximo e saber identificar as necessidades de transformação dos processos, trazendo benefícios financeiros e de capital humano. Também é um momento importante para refletir o micro das atividades de cada envolvido, eliminando a improdutividade e afinando o olhar macro de como analisar as condições estruturais, traçar novas estratégias organizacionais, identificar a efetividade da base tecnológica e saber se o sistema implementado/equipamentos que estão no momento presente não ficou obsoleto.

Essa previsão da gestão deve ser cuidadosa e coletiva, sua transparência irá mostrar onde estão os pontos que precisam ser acertados, alinhando as expectativas de gestores, funcionários e por fim, da sociedade. Imagine se, em pleno século XXI, não tivéssemos processos burocráticos digitalizados, com sistemas de inteligência e informação que dão base para qualquer operação hoje em dia?! Por mais simples e informal que seja, é a partir da necessidade que as melhorias acontecem, nesse caso, podemos pensar que dentro de uma gestão, essa mudança é feita a partir dos redesenhos de processos.

Pensando dentro de serviços públicos, onde as equipes de gestão e organizações são grandes e complexas, é importante priorizar as etapas das transformações. Seria impossível interferir em processos simultaneamente, exceto em situações que já existam tecnologia implementada com sistemas de informação integrada e automação de processos, alô mundo digital!!

Tomando como ponto de partida que o redesenho será analisado e compreendido conforme as necessidades versus demandas, os gestores além de identificar os processos, precisam traçar qual será o ponto de partida. 

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público