Se buscar o significado da expressão ‘Relações Governamentais’ na internet, com certeza estará bem próximo do que a equipe do Colab faz pelos seus principais clientes – os gestores públicos. A construção do relacionamento com o governo, o diálogo contínuo e vínculos duradouros compõem o tripé de um relacionamento saudável para formular políticas públicas de maneira colaborativa e transparente.
Além de abrir um canal de comunicação de via dupla, onde as informações e interesses são de ambas as partes, a área de Relações Governamentais do Colab traz de forma legítima a defesa da democracia, na qual funcione em seu perfeito estado enquanto ferramenta de tomada de decisões agindo da seguinte forma:
- Diálogo constante com o governo;
- Identificação de oportunidades;
- Antecipação de riscos;
- Participação em processos decisórios de estatais.
Quanto maior a participação no jogo democrático entre cidadãos, gestores e políticos, mais equilibrados, abertos e transparentes ficam a comunicação e o relacionamento que o Colab constrói de dentro para fora, e de fora para dentro.
A área de suporte das relações governamentais faz a ponte entre o governo e o cidadão, propondo ações, consultoria direta – quase que diária, fazendo troca de ideias via whatsapp, e-mails e fóruns que estão abertos aqui para consultas, informações, webinários e treinamentos de equipe. Nossa proposta em oferecer esse suporte interno para os gestores é realizar reuniões, tirar dúvidas e colaborar com sugestões para fazer um governo aberto e sustentável.
O departamento também produz dashboards atualizados em tempo real e relatórios quinzenais com os dados dos atendimentos realizados através do Colab, para que os gestores possam acompanhar o andamento do projeto e fiquem inteirados sobre os gargalos e os sucessos da operação.
Em tempo, o setor realiza junto aos gestores públicos reuniões periódicas com o Comitê de Atendimento ao Cidadão (CAC), nas quais são discutidos os gargalos e sucessos do projeto na cidade e onde são pensadas ações e próximos passos do programa de gestão pública colaborativa.
A implementação do Programa de Gestão Colaborativa e Engajamento Cidadão não pressupõe a contratação de novas pessoas pela prefeitura, tampouco deve sobrecarregar as secretarias ou os recursos existentes. A ideia é trabalhar a partir da adaptação do programa ao contexto local.