Assine nossa
newsletter

Renda Básica Universal: o que é e como está ajudando a enfrentar a crise econômica

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Defendida há décadas por políticos e economistas do mundo todo, a Renda Básica Universal ganhou novamente os holofotes da mídia durante as últimas semanas, graças à crise econômica causada pelo coronavírus.

No Brasil, ela é conhecida como Renda Básica de Cidadania (RBC) e é defendida ferrenhamente pelo ex-Senador Eduardo Suplicy há mais de 20 anos.

Já adotamos várias nuances do que seria uma renda básica (inclusive durante essa epidemia), como o Bolsa Escola e o Bolsa Família, mas nunca aderimos à sua totalidade – apesar de existir uma Lei Federal que institui a RBC desde 2004, ela nunca foi colocada em prática pela Federação.

Neste artigo nós vamos contar o que é, como funciona e como a renda básica está ajudando a diminuir os danos econômicos causados pela pandemia.

O que é

A Renda Básica Universal é um benefício pago periodicamente (mensal ou anual) pelo governo a todo e qualquer cidadão, independente da idade, classe social, vínculo empregatício ou qualquer outra característica, que visa suprir as necessidades básicas de cada pessoa, como moradia, educação, saúde e alimento.

Classificado como uma política pública de distribuição de renda, para que um programa do governo seja considerado uma renda básica universal ele precisa preencher certos requisitos:

  • Ser provido pelo Estado;
  • Atender a todas as necessidades básicas da população;
  • Ser disponibilizado e garantido durante toda a vida do indivíduo; 
  • Ser universal, independente de qualquer coisa, inclusive do status social;
  • Não exigir nenhuma condição ou contribuição prévia.

Pelos seus defensores, a renda básica é vista como uma forma de diminuir as desigualdades sociais e acabar com a pobreza, além de ser um elemento emancipador para mulheres que vivem em locais com grande diferença de gênero e poucos oportunidades para pessoas do sexo feminino.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente