Assine nossa
newsletter

Santo André e o uso de tecnologia em tempos de pandemia

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Com a pandemia e todas as novas regras de prevenção, as prefeituras tiveram que se adaptar para prestar bons serviços à população, cuidar dos doentes, combater o vírus e, principalmente, acabar com qualquer aglomeração que ponha a vida de mais pessoas em risco.

Em Santo André, cidade do ABC Paulista, a solução para essas necessidades foi investir em tecnologia.

Neste artigo vamos falar sobre o uso de tecnologia em tempos de pandemia na cidade de Santo André. Vamos lá!

Drone interrompe festa clandestina em Santo André

No último domingo de março de 2021, a Prefeitura de Santo André e o SEMASA (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interromperam uma festa clandestina com cerca de 80 participantes, todos desrespeitando as medidas sanitárias de prevenção da Covid-19.

O curioso é como as equipes do SEMASA, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil chegaram até o local, com informações recolhidas através de drone.

O uso de drones se tornou fundamental para otimizar o planejamento de ações para identificar e combater estabelecimentos abertos ilegalmente com aglomeração de pessoas. Além disso, o equipamento traz mais segurança para as equipes envolvidas na operação.

Para Gilvan Ferreira de Souza Júnior, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Santo André e Superintendente do SEMASA, o uso de drones ajuda a trabalhar com prudência e eficiência.

“Nós estamos utilizando a ferramenta tecnológica do drone, principalmente em área de preservação permanente, área ambiental e de difícil acesso. Com o drone, conseguimos enxergar o tamanho do problema, quantas pessoas têm e qual efetivo a gente precisa para chegar lá e não tenha nenhum conflito muito grande que exponha a nossa equipe de fiscalização e as forças policiais. Então a gente faz o voo de drone antes e mapeia todos os pontos dessa festa para agir com prudência e efetividade.”

A Prefeitura ainda conta com a ajuda da população para denunciar aglomerações através do aplicativo do Colab ou dos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente