Assine nossa
newsletter

Saúde mental dos gestores precisa estar na pauta dos governos

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Faz alguns meses que a Olimpíada trouxe para o debate público mais do que a quantidade de medalhas que cada país conquistou. A saúde mental se tornou tema principal dos jogos após o episódio de Simone Biles, uma das maiores estrelas da Ginástica Olímpica no mundo, que abandonou a competição em prol da sua saúde mental, por conta de estresse e ansiedade.

O assunto que, até então, era quase um tabu para ser discutido em locais como esse, teve uma forte repercussão mundial e trouxe luz para diversos setores, dentre eles, o setor público. No artigo do Apolitical, escrito por Scott Aquilina, gerente assistente de projeto de transformação e socorrista mental, discorreu sobre o assunto trazendo algumas visões de como os gestores públicos podem encarar essa nova realidade e de que forma trazer soluções eficazes para os governos locais. 

“Todo mundo tem saúde mental. Para a maioria, saúde mental é um conceito relativamente novo, mas é algo que sempre foi a chave para um bem-estar positivo”, comentou Aquilina. Ainda mais sob um longo período de pandemia que ainda estamos vivendo, a saúde mental está sendo cada vez mais relevante para o desempenho de cada indivíduo, principalmente no ambiente de trabalho, começando pela sua compreensão. 

“Estamos no início de uma jornada para educar as pessoas sobre o que é saúde mental, para que possamos criar ambientes onde as pessoas não sejam punidas por vivenciarem problemas de saúde mental, mas tenham empatia e apoio para que possam experimentar um bem-estar positivo. Faça essa pergunta a você mesmo: se alguém quebrasse a perna, deveria andar ou correr? Se alguém que vive com ansiedade e depressão crônica está passando por um momento ruim, essa pessoa teria o mesmo desempenho que teria em qualquer outro momento?” questiona o profissional em saúde mental.

Esse é o ponto de partida para entender três tópicos importantes antes de entramos nos programas que visam uma solução, são eles:

  • Qual é o problema? A saúde mental ainda é frequentemente uma doença descredibilizada e mal compreendida em locais de trabalho.
  • Por que é importante compreendê-la? Porque é algo que afeta a todos nós, seres humanos, sem exceções.
  • Qual seria uma solução? Tratar o tema com honestidade, abertura e educação para fazer as devidas mudanças.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo