Assine nossa
newsletter

Setor público, precisamos de mais linguagem simples

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Vamos falar com sinceridade: alguém aqui é fluente em burocratês?

Sim, burocratês, a famosa linguagem utilizada pelo serviço público que confunde até quem se depara diariamente com ela. Se os servidores públicos ficam confusos, imagine então a população brasileira onde mais de 11 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever.

Por isso que, nesse artigo, queremos te mostrar a importância de utilizar a linguagem simples no cotidiano do setor público.

A necessidade da linguagem simples no setor público

A transformação digital trouxe a necessidade de atender rapidamente às demandas dos nossos consumidores ou, no caso do setor público, a população. 

Sabemos que o setor público não está na vanguarda da transformação digital como deveria. Algumas prefeituras já adotaram soluções tecnológicas, como aplicativos que tornam a gestão pública mais eficiente e colaborativa (como o Colab), enquanto outras ainda engatinham para começar a digitalizar documentos.

A administração pública ainda não se adaptou a essas necessidades e já se depara com um novo desafio: utilizar a linguagem mais simples possível para falar com a população. Vamos fazer um breve exercício de imaginação para que você compreenda a importância de simplificar a linguagem.

Imagine que você está assistindo à televisão no final do dia, o que você faz? Será que presta atenção no programa ou se divide entre as informações que estão saindo da tela e as que chegam pelo seu celular?

Se nem o entretenimento tem mais 100% da nossa atenção, por que insistimos em acreditar que, usando uma linguagem complexa e incomum para a maioria das pessoas, vamos ter a atenção delas?

O que é a Linguagem Simples? 

A linguagem simples é uma técnica de comunicação utilizada internacionalmente e ganhou destaque em meados dos anos 1970, quando começou a ser usada em países como o Estados Unidos, Reino Unido, Suécia e Canadá. 

Grupos de servidores públicos, cidadãos e consumidores perceberam que o burocratês dificultava a conversa entre o setor público e a população. Juntos, esses grupos criaram a Linguagem Simples com o objetivo de facilitar a compreensão de textos, tornando-os mais fáceis de ler e entender. 

Essa iniciativa reflete até hoje em nossa sociedade, sendo implementada em diversos governos.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente