Assine nossa
newsletter

Sexismo e o lugar de cada um na sociedade

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

As mulheres lutam há séculos para conseguir igualdade de gênero na sociedade. Elas conquistaram o direito ao voto, o direito de trabalhar (exercendo qualquer profissão) e estudar, de adquirir e herdar propriedades, entre muitas outras coisas. Mas até hoje não conseguiram se livrar de desigualdades e estereótipos. 

Homens também não estão completamente livres, principalmente os que não se encaixam em certos padrões e características. 

O mesmo acontece com pessoas que se identificam com outros gêneros, que são constantemente vítimas de preconceito e violência.  

O responsável por tudo isso é o sexismo e é sobre ele que vou falar hoje.

O que é

O sexismo é um ato de preconceito relativo ao sexo, que considera os gêneros superiores ou inferiores uns aos outros em determinados assuntos e áreas. 

Ele também determina usos e costumes que devem ser respeitados pelos sexos, que abrangem o comportamento em sociedade, o modo de vestir e, muitas vezes, pauta até as profissões.

Trata-se da forma de discriminar uma pessoa dependendo de seu sexo ou gênero. Por exemplo, se um homem se envolve com diversas mulheres ele é considerado um conquistador, algo que é visto como positivo. Porém, se uma mulher se relaciona com diversos homens ela é considerada impura, indigna.

O sexismo não é um comportamento exclusivo dos homens, muitas mulheres e homossexuais também agem desta forma, às vezes sem nem perceber.

Sabe aquela coisa de cor de menino e cor de menina, profissão de homem e de mulher, meninas devem ser delicadas e educadas, enquanto meninos precisam ser ativos e travessos, entre tantas outras coisas? Isso é sexismo.

Ele tende a colocar a mulher numa posição de fragilidade e submissão, o que dificulta que ela assuma uma posição de poder e de independência, se equiparando a qualquer homem. 

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público