Assine nossa
newsletter

Tecnologia e burocracia combinam?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Provavelmente você já está cansado(a) de ouvir sobre como a transformação digital mudou o mundo e a pandemia da Covid-19 trouxe um novo normal para nossas rotinas. Mesmo assim, é sempre bom reforçar: a tecnologia está mais presente em nosso cotidiano hoje do que um ano atrás.

Com todas as restrições impostas pelos governos para impedir o avanço da contaminação, as empresas tiveram que aceitar as famosas calls, as escolas se adaptaram para o ensino a distância e nós começamos a resolver tudo o que fosse possível pela internet. E, como é de costume no mundo virtual, esperamos que as respostas cheguem de maneira instantânea até nós – e isso nem sempre acontece se o setor público está na história.

Dentro desse cenário, entra o questionamento: será que a tecnologia e a burocracia combinam?

A Era do Instantâneo

O Pix é a ferramenta mais recente lançada pelo Banco Central e vem com a promessa de realizar transações em apenas 10 segundos, disponível 24 horas por dia e 7 dias na semana. A criação da ferramenta é um reflexo da necessidade da população de enviar e receber pagamentos para outras contas bancárias com mais agilidade.

Os smartphones atuais que não saem de nossas mãos são mais poderosos que o computador que levou o homem a Lua e, independentemente de seu sistema operacional ser Android ou IOS, todas as vezes que você o utiliza para realizar uma busca na internet, o site tenta “adivinhar” quais palavras você usará para prever sua procura. O motivo para isso é simples: gostamos do que é instantâneo.

Com as facilidades que a tecnologia trouxe, nos acostumamos a esperar que tudo no mundo virtual seja rápido e esteja disponível em poucos cliques. É por isso que os aplicativos estão sempre mudando seus layouts e trazendo mais praticidade e agilidade para o usuário.

Nós vivemos na era do instantâneo.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente