Assine nossa
newsletter

Tendências de mobilidade urbana para a próxima década

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Com o crescimento das cidades e um maior número de pessoas precisando se locomover todos os dias, a sociedade têm buscado cada vez mais por soluções para desafogar os sistemas viários. Por isso, diversas empresas têm investido pesadamente em novas tecnologias e modais para reverter esta situação.

Mas qual é a melhor saída para resolver isto? Seria a tecnologia a melhor arma para combater este problema?

O Tecmundo falou um pouco sobre isso e nós elencamos algumas das principais tendências de mobilidade urbana para os próximos anos, confira a seguir.

Transporte compartilhado

Um tendência atual, e que está ganhando cada vez mais força, é a questão de transporte compartilhado. O uso de patinetes elétricos, bicicletas e até carros compartilhados – alguns deles elétricos – está se popularizando cada vez mais nas cidades, pois além de ser prático, ajudar a economizar e estar presente em diversos pontos da cidade. O compartilhamento de transporte também tem sido necessário para diminuir o número de veículos nas ruas e a quantidade de poluição emitida, sendo muitas vezes viabilizado através de aplicativos.

Carros sem motoristas

A automação dos veículos também está na mira da indústria automobilística. Atualmente, os protótipos já podem frear, acelerar e guiar sozinhos em determinadas situações. Os próximos avanços permitirão que os motoristas não precisem mais utilizar as mãos para guiar o veículo e que os próprios automóveis possam se comunicar entre si.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente