Assine nossa
newsletter

Teresina: o segredo para a melhor educação pública dentre as capitais do Brasil

30.11.2023
Autor: Colab
governo

A cidade de Teresina foi eleita a capital com melhor educação pública do ensino fundamental do Brasil em 2019, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a segunda vez consecutiva que o município lidera o ranking das capitais, superando todas as metas nacionais e desbancando as cidades mais ricas do país, mesmo possuindo recursos limitados e o menor custo por aluno. 

Conversamos com a Secretária Municipal de Educação, Kátia Dantas, e neste artigo contamos qual é o segredo para atingir essa marca.

Superação

Nos últimos anos, a capital piauiense avançou muito no quesito educação. Teresina saltou do 5º lugar, com um Ideb de 4,2 em 2005, para o 1º lugar em 2019, com um Ideb de 7,4, superando, inclusive, a meta que havia sido projetada para 2021.

Segundo a Secretaria de Educação da cidade, este resultado só foi possível graças à combinação de alguns fatores fundamentais, como planejamento (gestão), avaliação, monitoramento e formação continuada de professores, além do próprio trabalho do professor em sala de aula.

Pilares principais

Em relação aos fatores que foram primordiais para o sucesso de Teresina, no planejamento da rede municipal de ensino foram delimitados objetivos claros e metas bem definidas, além de serem implementados sistemas de monitoramento do trabalho escolar e de avaliação para melhorar o ensino na rede pública sempre que necessário. O planejamento das atividades é realizado em grupo pela equipe escolar, que é estimulada sempre a realizar ações visando resultados.

Em relação ao corpo docente, o programa de formação de professores sempre é desenvolvido com base nos dados da avaliação realizada pela Secretaria de Educação (Semec). Além disso, os docentes possuem metas, apoio pedagógico para desenvolvimento de metodologias e um monitoramento que acompanha a eficácia das ações de imediato, possibilitando intervenções para a melhoria do aprendizado dos alunos. 

A atuação dos professores em sala de aula e o esforço dos alunos também foram fundamentais para os resultados. Segundo a Semec, além de serem bem preparados, os docentes são extremamente dedicados e apaixonados por seu trabalho.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público