Assine nossa
newsletter

TESTE DESENOLVIMENTO BLOG – NÂO PUBLICAR

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Recentemente, a prefeitura do Rio de Janeiro fez uma parceria com o Colab para divulgar o seu plano diretor e desenvolver uma jornada de conteúdos para que a população entenda a importância de sua participação nesse projeto.

A Jornada do Plano Diretor no Rio de Janeiro é um marco e leva a gestão pública colaborativa para uma das maiores capitais do país. Mas, você sabe como esse projeto funciona?

Neste artigo explicaremos sobre o projeto, como a jornada funciona e como os cidadãos cariocas podem contribuir.

O que é o Plano Diretor?

De maneira resumida, o Plano Diretor é um instrumento muito importante para o desenvolvimento das cidades e traz uma série de propostas de melhorias para tornar o município mais inclusivo e sustentável.

O objetivo principal do Plano Diretor é levantar questões sobre os riscos e benefícios da urbanização e conduzir um desenvolvimento melhor.

A Jornada: Educação política para a população

A educação política é um tema muito importante para a gestão pública colaborativa. Afinal, como podemos esperar que a população opine e participe de processos que não entende?

A solução para essa necessidade é simples: a Jornada do Plano Diretor.

Desde 2020, o Colab tem dentro do aplicativo um jogo chamado Jornada do Cidadão onde o cidadão passa de fase, ganha pontos, alguns prêmios e responde enquetes para mostrar que domina o tema.

Na época em que foi lançado, o objetivo era ensinar a população para que escolhessem melhor os seus candidatos a vereador e prefeito nas eleições municipais.

Com o Plano Diretor do Rio de Janeiro, a Jornada do Cidadão sofreu alterações e se tornou a Jornada do Plano Diretor com perguntas para conscientizar sobre como ele funciona e qual a importância deste documento.

A Jornada está dividida em ciclos, no primeiro a população carioca aprende sobre o papel do executivo e do legislativo em leis (como o Plano Diretor) e como o prefeito formula isso. Já no segundo ciclo, aprenderá sobre como o legislativo lida com isso e como a população pode participar.

Logo, antes que possam opinar no planejamento do plano diretor, os cidadãos são capacitados para entender cada etapa e falar com mais propriedade sobre o tema. O Colab entra com o conteúdo e a Prefeitura do Rio de Janeiro com o espaço para que a população participe.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público