A realidade do trabalho à distância era algo que poucas pessoas imaginavam até março de 2020, quando a pandemia da COVID-19 modificou esse cenário. No início, além de lidar com o distanciamento social, muitos colaboradores precisaram se adaptar às novas regras do mercado de trabalho com o modelo home office.
Essa nova realidade se manteve até os dias de hoje e, atualmente, todos os fatores indicam que a permanência do modelo home office — adotado tanto por empresas públicas quanto por privadas — integra o novo normal.
O trabalho dos gestores está em foco desde o início e nós já publicamos um artigo sobre os 6 maiores desafios dos gestores durante a pandemia. A dinâmica afetou o mundo todo, do Brasil ao Canadá, os gestores públicos se encontraram em uma rotina bem diferente do que era antes, com novas ferramentas e um novo estilo de abordagem. Se antes a maior parte da interação era presencial, hoje a comunicação digital domina as relações de trabalho de forma remota.
Em um artigo do Apolitical sobre o tema, Caroline Bureau, da Parks Agency (agência do governo do Canadá), compartilha suas impressões de como trabalhar a distância de uma dinâmica home office.
“Sou mais focada e eficiente em casa, onde não me distraio com o barulho dos meus colegas. No mundo virtual, posso simplesmente silenciar uma conversa se precisar me concentrar. Eu costumava sonhar com isso quando estava no escritório”.