Assine nossa
newsletter

Transformação digital em governos: contexto, boas práticas e case de sucesso.

30.11.2023
Autor: Colab
governo

A transformação digital não é mais uma opção ou um hype do momento, e sim uma obrigatoriedade para os governos. 

Essa transformação digital já está acontecendo  e se estabelece como um elemento chave no desenvolvimento de cidades melhores,  o que significa gestões mais tecnológicas, inovadoras e sustentáveis.

Especialistas no tema reconhecem que a pandemia acelerou a digitalização dos serviços e que os governos não ficaram de lado neste cenário. 

Segundo artigo publicado no GOV.BR, o Governo Federal avançou na transformação digital nos últimos anos. Hoje, 84% dos 4,8 mil serviços públicos oferecidos pelo Governo Federal são digitais.

Digitalizar um grande volume de serviços tornou mais fácil a compreensão das necessidades e dores cidadãs, gerando ações mais efetivas e transparentes, melhorando a qualidade do serviço prestado, otimizando tempo e recursos financeiros. De acordo com artigo da Agência Brasil, escrito por Roberto Camargo, digitalizar serviços não gera mais gastos, mas sim economia, nesse sentido, é calculado uma economia total de R$ 4,6 bilhões de reais. 

Transformação digital: como digitalizar governos? 

Agora, muito se fala sobre a importância de uma gestão pública mais digital, mas você sabe como digitalizar governos? 

Com base no artigo “Digitalização de Governos: benefícios e desafios” do DSTEC, conheça boas práticas para uma digitalização de governo de sucesso!  

1 – Governo digitais focam na experiência do usuário 

O foco na experiência do usuário é algo já consolidado no meio digital para o setor privado, fator que eleva as expectativas cidadãs quanto aos serviços digitais prestados pelo setor público. 

Ao comprometer-se com a entrega de qualidade para o usuário, você atende às expectativas cidadãs e aumenta o nível de confiança nos serviços públicos digitais. 

Ponto importante: os feedbacks dos usuários estão expostos nos canais digitais, o que possibilita aos governos definirem ações, corrigirem erros, otimizar serviços e recursos com base em dados reais. 

2 – Governo digitais focam na geração de valor

A digitalização de serviços públicos não é o suficiente para caracterizar um governo como governo digital, é necessário atualizar os modelos estabelecidos.

Utilize tecnologia para promoção de soluções mais inovadores e que gerem benefícios reais para os contribuintes, como: agilidade, comodidade, economia de tempo, transparência e uso inteligente de recursos financeiros. 

3 – Governo digitais focam na privacidade e cibersegurança

O cidadão está ciente do seu direito à privacidade e, além da preocupação com a forma como seus dados são utilizados, também se preocupa com a possibilidade dos governos e órgãos públicos sofrerem ciberataques. 

A utilização de sistemas de gerenciamento de informações confiáveis é uma forma do governo cumprir o seu papel de viabilizar um ambiente digital seguro para os usuários de seus serviços. 

E aí, pronto para transformar a sua gestão? Conheça 7 pontos sobre governo digital para sua cidade e 4 cases de serviços digitais para inspirar a sua gestão

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público